Pergunta à esquerda o que é big data, à direita a logo da SManager e no rodapé suas redes sociais

O que é Big Data?

Muito se discute sobre Big Data e seu impacto no mundo dos negócios. 

E para você não perder as possibilidades dessa tecnologia e sair na frente da concorrência na hora de obter análises mais precisas, entender seu conceito, como funciona, para que serve e sua importância é essencial. 

Conceito Big Data 

Big Data é o termo em TI que trata sobre grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados.   

Simplificando, Big Data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados simplesmente não consegue gerenciá-los.  

No entanto, esses grandes volumes de dados podem ser usados para resolver problemas de negócios que você não conseguiria resolver antes. 

O conceito do Big Data se iniciou com 3 Vs : Velocidade, Volume e Variedade. 

Os três Vs do Big Data 

Volume  

A quantidade de dados importa. Com o Big Data, você terá que processar grandes volumes de dados não estruturados de baixa densidade. Podem ser dados de valor desconhecido, como feeds de dados do Twitter, fluxos de cliques em uma página web ou em um aplicativo para dispositivos móveis, ou ainda um equipamento habilitado para sensores. Para algumas empresas, isso pode utilizar dezenas de terabytes de dados. Para outras, podem ser centenas de petabytes. 

Velocidade  

Velocidade é a taxa mais rápida na qual os dados são recebidos e talvez administrados. Normalmente, a velocidade mais alta dos dados é transmitida diretamente para a memória, em vez de ser gravada no disco. Alguns produtos inteligentes habilitados para internet operam em tempo real ou quase em tempo real e exigem avaliação e ação em tempo real. 

Variedade  

Variedade refere-se aos vários tipos de dados disponíveis. Tipos de dados tradicionais foram estruturados e se adequam perfeitamente a um banco de dados relacional. Com o aumento de Big Data, os dados vêm em novos tipos de dados não estruturados. Tipos de dados não estruturados e semiestruturados, como texto, áudio e vídeo, exigem um pré-processamento adicional para obter significado e dar suporte a metadados. 

Como funciona

O Big Data trabalha sob o princípio de que quanto mais você souber sobre algo ou sobre alguma situação, mais confiável será obter novas ideias e fazer previsões sobre o que acontecerá no futuro. 

Até recentemente, os dados eram limitados a planilhas ou bancos de dados, nos quais era muito difícil trabalhar com informações que não estivessem facilmente organizadas em linhas e colunas.  

Agora, porém, os avanços no armazenamento e na análise significam que podemos capturar, armazenar e trabalhar com muitos e diferentes tipos de dados.  

Como resultado, “dados” agora podem ser dos mais variados formatos, como fotos, vídeos, gravações de som, texto escrito, dados de sensores, informações pessoais etc. 

Os projetos de Big Data geralmente usam análises de ponta envolvendo inteligência artificial e machine learning. Ao ensinar os computadores a identificar o que esses grandes volumes de dados representam — por meio do reconhecimento de imagens ou do processamento de linguagem natural, por exemplo —, eles podem aprender a identificar padrões de maneira muito mais rápida e confiável que os humanos a partir de volumes muito grandes de dados. 

Conclusão  

Como vimos, um sistema Big Data envolve desde as mais simples aplicações até os mais avançados e modernos sistemas. 

Por isso, é essencial investir em uma ferramenta de Big Data analytics. 

Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre as soluções de nossas parceiras.