pergunta à esquerda Qual é a importância do Big Data para as empresas, à direita a logo da SManager e no rodapé suas redes sociais

Qual é a importância do Big Data para as empresas?

Agora que você já sabe o que é Big Data e como ele funciona, descubra a importância de uma solução de Big Data para as empresas. 

Possibilidade de fazer uma escuta social 

O Big Data tem a capacidade de cruzar informações de diferentes fontes, como bancos de dados, cadastros de consumidores, históricos de mensagens e de interações com os clientes. 

O sistema pode monitorar, por exemplo, conversas em mídias sociais e os percursos realizados por internautas nos e-commerces. 

Sendo assim, é possível executar uma espécie de “escuta social” sobre como a marca é vista e compreendida em diferentes mídias e redes de usuários. 

Com base nas informações geradas, é feita uma avaliação sobre reputação positiva ou se é preciso trabalhar melhor a percepção do público. 

Maior facilidade para segmentação de público e mercado 

As técnicas de Big Data ajudam a descobrir exigências, desejos e outras demandas dos compradores.  
Com base nos resultados do monitoramento do público e das avaliações geradas, você compreende melhor o comportamento de clientes e leads. 

As oportunidades também envolvem a identificação de novos segmentos de negócios, o que permite atender a nichos de mercado que não são cobertos pela concorrência. 

Efetuar análises de marketing 

Além dos dados gerados em redes sociais, uma solução de Big Data pode avaliar históricos de vendas e de campanhas publicitárias, períodos de sazonalidade, cadastros de clientes e outras fontes de dados para estratégias de marketing. 

Também contribuem para detectar indicadores, como taxa de cancelamento e conversão. 

Com essas métricas em mãos, pode-se avaliar o que deu certo no passado para buscar inovações, repetir as ações que tiveram êxito e definir estratégias de marketing mais eficazes. 

Mensurar a satisfação do cliente 

Uma das grandes vantagens do Big Data analytics é unir diferentes mídias e meios para entregar análises mais precisas. 

Por mais que um cliente possa responder positivamente a uma pesquisa de satisfação, talvez ele não esteja realmente satisfeito. 

Uma ferramenta que considera o que o cliente diz e como se comporta em relação ao negócio, pode gerar um panorama mais claro sobre o que fazer para potencializar a relação com o público. 

Benefícios do Big Data para os negócios 

Agora, alguns dos principais benefícios do Big Data para o seu negócio: 

Relacionamento com o cliente 

Ao analisar os dados de relação do cliente com a marca, como seu histórico de compras ou de conversas, é possível traçar melhores estratégias para aproximá-lo. 

Conhecer o seu perfil é ideal para que você possa criar campanhas personalizadas e segmentadas, que o estimulem a aumentar seu ticket médio ou mesmo a se fidelizar à marca. 

Vantagem competitiva  

Com o Big Data, sua empresa se torna consciente de vários aspectos do seu negócio — mas também do mercado. 

As tendências, o que funciona e o que não funciona — ou o que falta para funcionar., são detalhes que podem fazer toda diferença em alguns setores, como logística, marketing e atendimento e que configuram como uma ótima vantagem competitiva. 

Tomada de decisões  

Ao ter insights valiosos em mãos, é possível aprimorar todo processo de tomada de decisões. 

Se torna mais rápido, mais assertivo e eficiente, pois são baseadas em dados reais do negócio. 

Identificação de padrões 

Por fim, ao analisar o grande volume de dados, é possível traçar padrões de consumo que, a olhos nus, seriam impossíveis de ver, o que faz toda a diferença no momento de segmentar clientes ou leads, assim como reavaliar estratégias, criando campanhas que atinjam realmente sua dor e se tornem mais efetivas por isso. 

Como aplicar na sua empresa 

Qualquer empresa pode aplicar o Big Data em seu dia a dia.  

Afinal, a grande maioria dos negócios já gera dados e possui oportunidades incríveis de gerar ainda mais. 

Mas o principal é saber como organizar e gerenciar os dados!  

Para ter mais eficiência, é importante apostar em sistemas robustos, que integrem todas as áreas dos negócios e facilitem os processos, resultando em dados qualificados de toda operação. 

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