pergunta à esquerda Confiança zero o que é essa abordagem, à direita a logo da SManager e no rodapé suas redes sociais

Confiança zero: o que é essa abordagem? 

O termo “confiança zero” ou “Zero Trust” em inglês, tem sido bastante usado quando o assunto é cibersegurança.  

Mas, seu significado muitas vezes não é tão claro, embora ele seja cada vez mais usado por empresas e por profissionais de defesa digital nas recomendações de proteção de dados.  

O que é confiança zero  

O termo confiança zero foi introduzido por um analista da Forrester Research em 2010, com fornecedores, como Google e Cisco, adotando o modelo logo em seguida. 

Sua abordagem tem como objetivo estabelecer um sistema de autenticação mais forte para combater os ataques digitais complexos, por meio da implementação de práticas que reforçam a segurança do seu negócio. 

A estratégia de confiança zero é uma jornada que abrange os mais diversos pontos de segurança do seu negócio, como identidade, prevenção de risco e conformidade.  

Assim, os diferentes setores da empresa estarão protegidos contra acessos indevidos e movimentos laterais. 

O princípio principal da segurança de confiança zero é que as vulnerabilidades geralmente aparecem quando as empresas confiam demais em indivíduos ou dispositivos.  

Ou seja, o modelo de confiança zero sugere que nenhum usuário, mesmo se permitido na rede, deve ser confiável por padrão, porque eles podem ser comprometidos.  

A identidade e a autenticação do dispositivo são necessárias em toda a rede, e não apenas no perímetro. 

Benefícios e principais características 

Em uma segurança confiança zero, toda ação executada por um dispositivo ou usuário é verificada e autentificada antes de ser executada. Isso permite que as organizações possam conferir todas as tentativas de acesso a recursos ou dados, dificultando invasões. 

Por conta de sua forte autenticação, o modelo de confiança zero permite maior segurança em situações em que o funcionário tenha que trabalhar e ter acesso a informações da empresa diretamente de sua casa. 

Por meio de características da rede, a segurança confiança zero também conta com melhorias para a experiência de usuário dos funcionários, como realizar login somente uma vez para já ter acesso a todas as ferramentas de trabalho, sem precisar ficar sempre reinserindo as credenciais a cada nova aplicação aberta. 

O maior controle sobre os dados presente nesse modelo de segurança permite também que os gerentes possam permitir o acesso de dados específicos somente para quem realmente vai fazer uso deles. 

Ter mais registros das informações de login da rede dão uma noção bem maior do que está acontecendo no ambiente corporativo, possibilitando que os membros da equipe de segurança identifiquem e consigam parar ameaças com maior precisão. 

Conclusão 

Agora que você já conhece a abordagem de confiança zero, que tal trazê-la para sua infraestrutura por meio de soluções como a da nossa parceira Ivanti?  

Aproveite nossa consultoria especializada hoje mesmo e descubra quais são os próximos passos na transformação digital da sua empresa. Clique aqui e solicite um contato conosco!