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Como evitar a separação entre funcionários remotos e presenciais 

Independente da forma de trabalho oferecida aos funcionários, a experiência proporcionada pela empresa deve ter a mesma qualidade tanto para quem está no escritório, quanto para quem está em casa. 

As pessoas estão preocupadas com isso e não querem se sentir diferentes se optam por ficar em casa ou no escritório (ou se a empresa determina isso).  

Esse é um sentimento que pode impactar o colaborador de várias formas, seja na produtividade e até em questões de carreira e resultados. 

Sua empresa pode oferecer equipamento para o trabalho em casa, mas e os outros detalhes que fazem o colaborador se sentir incluído?  

Um profissional com uma conexão lenta em uma reunião importante pode se prejudicar durante uma discussão ou apresentação, enquanto para outro com a internet veloz, tudo fluiria perfeitamente.  

Outro detalhe é a falta de acesso a ferramentas e arquivos, que prejudicam igualmente o colaborador.  

Essa distinção de experiência é a preocupação de muitas pessoas, principalmente quando alguns já estão indo até o escritório e outros não. 

Abaixo, uma lista com os quatro principais receios que as pessoas têm ao trabalhar em um ambiente não inclusivo para todos: 

Menor capacidade de criar relações no trabalho: muitos sentem falta daquela conversa junto a área de café, na qual eram trocadas experiências, contatos e outras informações. 

Falta de autonomia para realizar o trabalho: quando existem muitas camadas de aprovações, é um empecilho a lentidão nos retornos por estar online. 

Símbolo de status: o grande exemplo clássico da mesa/sala fixa, onde quem senta tem um grau de importância. Em um ambiente digital, isso não ocorre, todos tem o mesmo espaço na tela. Porém, o que ocorre quando um permanece com a mesa e o outro aparece apenas pela tela? 

Falta de clareza: estar online para muitos ainda é uma adaptação, muitas vezes pelo aspecto da clareza na comunicação e conseguir se fazer entender. 

Presencial x Home Office x Híbrido 

E como resolver essas questões, que são tão subjetivas? 

É de extrema importância todos se sentirem acolhidos no dia a dia, através de um ambiente digital ou presencial que seja adaptável para todas as demandas. 

Outros pontos que contribuem para uma experiência de trabalho equilibrada: 

TI Flexível: o primeiro passo é um espaço de trabalho digital, que reúna tudo o que o funcionário precisa em um só lugar, com acesso independente do dispositivo ou lugar. 

Segurança Contextual: simples e contínua. A proposta aqui é proteger aplicações e dados usando o contexto do acesso, sem que a segurança impacte a experiência. 

Produtividade: organizar, guiar, automatizar. Concentrar todas as tarefas em um único lugar, sem precisar abrir várias telas, ajuda o funcionário a reduzir distrações e produzir melhor. 

A solução para funcionários remotos e presenciais 

É preciso reconhecer que o trabalho híbrido é o futuro do trabalho.  

E as organizações precisam investir e se planejar agora para apoiá-lo caso queiram reter talentos, manter os níveis de produtividade e diminuir a divisão que esse modelo pode abrir nas equipes. 

Com o Citrix Workspace, é possível criar um ambiente comum para funcionários remotos ou presenciais, padronizando sua experiência sem prejudicar a segurança.  

A solução também permite apresentar aplicações SaaS populares como Salesforce, SAP Concur, Tableau, Power BI, M365 e ServiceNow como funcionalidades necessárias para realização das tarefas diárias, organizando o trabalho do funcionário em uma espécie de “feed de notícias” e automatizando tarefas rotineiras para liberar espaço para o funcionário desenvolver o seu potencial. 

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