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A automação nas tarefas de TI  

Agora que já sabemos as vantagens de investir na automação de processos de TI, vamos especificar em quais processos essa automação poderá ser aplicada. 

Suporte de TI 

É nessa área que a automação de tarefas trará um maior ganho em duas frentes para o setor de tecnologia da informação de uma empresa, o setor de suporte de TI.  

Com um papel cada vez mais estratégico dentro das empresas, o TI continua com sua primeira e principal vocação no setor, que é o gerenciamento e manutenção do sistema. 

Sendo assim, a agilização de chamados, tanto internos quanto externos, garante uma maior produtividade dos colaboradores, reduzindo o custo e o tempo médio de atendimento da equipe de suporte.  

A implantação de um sistema de gestão e da automatização da comunicação e atendimento é a solução ideal para tal proveito. 

Rotinas de backup 

Cada vez mais a segurança de dados passa a ser a prioridade de uma gestão de TI. 

E o investimento na automação de backups, com a utilização de softwares específicos para essa função, tem propiciado backups periódicos e uma rápida recuperação, que garante a integridade das informações. 

Além da imediata recuperação de desastres, backups automatizados criam camadas de proteção, com a criação de pontos de recuperação, com versões e históricos de modificações. 

Monitoramento e segurança 

A transformação digital trouxe a necessidade da proteção de dados para as empresas. E a automação, além de facilitar esse trabalho, oferece uma maior confiabilidade nas rotinas de segurança.  

A automação permite que o setor de TI faça um monitoramento completo de acesso e de eventuais modificações no banco de dados.  

Caso seja detectado desvios, são enviadas notificações para a resolução das avarias e relatórios completos para otimizar a gestão segura de TI. 

Gerenciamento de indicadores 

Através da automação é possível coletar dados, de diversas fontes, da estruturação até a identificação de padrões, que podem dar insights de tendências.  

Essas informações coletadas pelos sistemas automatizados são os indicadores e métricas que possibilitarão a tomada de decisão baseada em dados que estão alinhados aos objetivos da empresa.  

O futuro da automatização de processos de TI 

Quando se trata em TI, pensar no futuro é imaginar que uma tecnologia que hoje é insubstituível, amanhã se torna obsoleta com a chegada de uma nova solução. 

Ao pensarmos no futuro da automação, uma forte tendência é se tornar cada vez mais autônomo, possibilitando a criação de sistemas que se adequarão aos objetivos da empresa seguindo as análises de dados. 

O futuro da segurança 

Aqui a autonomia será também a palavra do futuro, com aplicações de segurança e automação de tarefas como a atualização de patches sendo feitas sem a intervenção humana, nem para dar o primeiro comando. 

Por exemplo, um problema e segurança será detectado, relatado, corrigido, restado e uma nova solução de segurança será implantada, tudo de forma autônoma. 

O sistema coletará os dados, descobrirá onde surgiu ataque e notificará os profissionais responsáveis pela vulnerabilidade, sendo os relatórios com os problemas e suas soluções a única coisa que o gestor terá acesso. 

Conclusão 

A automatização de processos de TI muda o patamar do setor, colocando os profissionais de tecnologia como no mesmo patamar da direção de negócios.  

Para que isso seja possível, é importante que os profissionais e empresas que trabalham com TI, invistam em qualificação e em ferramentas que permitam a automação e, mais do que isso, o alinhamento de estratégias. 

Invista em um sistema de gestão, que permita a automação e o monitoramento remoto, transformando uma atuação tradicional e reativa em um processo proativo e gerenciado.  

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