automação de segurança em TI

Automação de segurança em TI

A segurança da TI trata-se de estabelecer um conjunto de estratégias de segurança que funcionem simultaneamente para ajudar a proteger seus dados digitais. 

Detectar e conter violações de segurança em até 200 dias reduz o custo médio de cada violação em US$ 1.22 milhão.  

Porém, realizar correções em várias plataformas e ferramentas pode ser uma tarefa demorada, complexa e suscetível a erros quando feita manualmente.  

As equipes de segurança podem recorrer à automação para aplicar rapidamente e, ao mesmo tempo as correções nos sistemas afetados, acelerando assim a resposta a incidentes. 

O que é automação de segurança? 

Automação de segurança em TI trata-se do uso de tecnologias para executar tarefas com o mínimo possível de assistência humana integrando infraestrutura, aplicações e processos de segurança. 

A segurança da TI protege a integridade das tecnologias de informação, como sistemas de computadores, redes e dados, contra invasões, danos e acessos não autorizados.  

A automação é o uso de tecnologia para executar tarefas com o mínimo possível de assistência humana.  

Ela auxilia a acelerar processos, escalar ambientes e criar fluxos de trabalho de integração, entrega e implantação contínuas (CI/CD).  

Há diversos tipos de automação, incluindo automação da TI, industrial, de negócios, artificial, de processos robótico, machine learning e deep learning. 

Motivos para automatizar os processos de segurança 

Infraestruturas e redes maiores e mais complexas, são mais difíceis de se gerenciar manualmente a segurança e conformidade.  

As operações manuais tem a detecção e correção de problemas de forma lenta, além de erros de configuração de recursos e aplicação inconsistente de políticas, deixando seus sistemas vulneráveis a invasões e problemas de conformidade.  

A automação serve para simplificar as operações diárias e também integrar a segurança em aplicações, processos e infraestrutura desde o início.  

A implantação total da automação de segurança pode até mesmo reduzir o custo médio de uma violação em 95%.  

Os processos de segurança podem ser automatizados 

Adotar a automação nos processos de segurança auxilia sua empresa a identificar, validar e escalar ameaças de forma rápida, já que não haverá intervenção manual. 

Uma ameaça detectada rapidamente, reduz a probabilidade da sua empresa sofrer violações de segurança. 

Soluções SManager 

A SManager em parceria com a RedHat® possui soluções eficazes para uma automação de segurança em TI eficiente e com resultados rápidos. 

O uso de automação, como com o Red Hat® Ansible® Automation Platform, ajuda as organizações a: 

– Aumentar a eficiência e a velocidade; 

– Aumentar a segurança em grande escala; 

– Reduzir o risco e os custos de violações. 

Entre em contato com nossos especialistas e obtenha mais informações sobre essa e outras soluções.