Como monitorar aplicativos sem servidor do Google
O Google Cloud Platform está crescendo rapidamente, fornecendo soluções para tudo, desde armazenamento em nuvem até Kubernetes gerenciado e computação sem servidor. Desde o lançamento do Google App Engine em 2008, o conjunto de produtos sem servidor do Google se expandiu para ajudar as empresas a acelerar o desenvolvimento de aplicativos sem precisar gerenciar ou dimensionar sua própria infraestrutura.
E para fornecer visibilidade abrangente dos aplicativos sem servidor executados no Google Cloud, nossa parceira Datadog aprimorou suas integrações do Google Cloud Functions, Google Cloud Run e Google App Engine.
A seguir detalhes desse aprimoramento.
Acompanhe o desempenho e o uso do Google Cloud Functions
O Google Cloud Functions é uma solução de computação assíncrona baseada em eventos que permite criar funções pequenas e de finalidade única. As empresas podem usar o Cloud Functions com serviços como Google Pub/Sub e Google Cloud SQL para dimensionar automaticamente seus sistemas sem provisionar, gerenciar ou atualizar servidores.
O novo painel do Google Cloud Functions do Datadog oferece uma visão geral de alto nível das principais métricas de desempenho de suas funções, incluindo taxa de erros, total de invocações e tempo de execução.
Depurar erros do Google Cloud Run nas revisões
O Google Cloud Run é uma plataforma de computação gerenciada que permite executar contêineres sem estado que podem ser invocados por meio de solicitações HTTP. Você pode implantar o Cloud Run como um serviço totalmente gerenciado ou executá-lo em um cluster do Anthos GKE.
O Datadog marca automaticamente as métricas do Google Cloud Run por nome e revisão do serviço, para que você possa identificar rapidamente onde os erros estão ocorrendo e se aprofundar mais para investigar. Você também pode comparar a utilização de CPU e memória nas revisões do mesmo serviço para entender melhor como as alterações de código estão afetando os usuários finais e determinar rapidamente se você precisa reverter uma implantação problemática.
Monitore os ambientes padrão e flexível do Google App Engine
O Google App Engine é uma oferta de plataforma como serviço (PaaS) para desenvolver e hospedar aplicativos da Web, especialmente aqueles em uma arquitetura de microsserviço. Os usuários do App Engine têm a opção de executar seus aplicativos em um ambiente flexível ou padrão. O ambiente flexível é mais adequado para instâncias executadas em contêineres do Docker, enquanto o ambiente padrão permite escala até zero e tem um tempo de inicialização de instância mais curto.
À medida que você implanta atualizações em seus aplicativos do App Engine, também pode usar esse painel para rastrear quaisquer alterações no desempenho ou erros nas versões.
Métricas aprimoradas para aplicativos sem servidor do Google
Monitorar a latência de seus aplicativos sem servidor é crucial, mas os valores médios dessas métricas geralmente não revelam o suficiente sobre a experiência de seus usuários. Para fornecer o nível de granularidade necessário para identificar problemas do usuário com rapidez e precisão, a Datadog aprimorou suas métricas de latência para incluir agregações de percentil (p95 e p99) em todas as três ofertas sem servidor do GCP: Cloud Functions, Cloud Run e App Engine. Essas métricas aprimoradas são exibidas nos novos painéis prontos para uso, para que você possa começar a monitorar imediatamente seus aplicativos sem servidor do Google.
Comece a monitorar seus aplicativos sem servidor do Google hoje mesmo
Se você já estiver monitorando seu ambiente do Google Cloud com o Datadog, poderá começar imediatamente a usar esses painéis prontos para uso e métricas aprimoradas para obter uma visibilidade mais profunda de seus aplicativos sem servidor.
Para obter mais informações sobre como começar a usar a integração do Google Cloud do Datadog, clique aqui e consulte nossos especialistas.