Diferença entre DevSecOps e DevOps
Se sua empresa está modernizando sua abordagem para o desenvolvimento de softwares, com certeza tenha que decidir qual abordagem adotará, DevOps ou DevSecOps.
Mesmo sendo duas metodologias parecidas, elas possuem diferenças críticas, que podem afetar o resultado final de um projeto e, consequentemente, o negócio.
Por isso preparamos esse texto, que permitirá à sua equipe de desenvolvimento aumentar a eficiência e fazer as mudanças necessárias em seus processos para se concentrar mais na velocidade, agilidade e segurança.
O que é DevOps e o que é DevSecOps?
DevOps é um conjunto de práticas que visa unificar o desenvolvimento de software e as operações de TI, cujo objetivo é melhorar o ritmo de desempenho do software, permitindo colaboração, inteligência, automação e combinação constantes.
Ao aplicar o DevOps em todo o pipeline de desenvolvimento, é possível obter controle sobre a infraestrutura do produto, o que permite a priorização do desempenho do software em relação a qualquer outra finalidade.
Já o DevSecOps é um conjunto de princípios e práticas que ajudam as organizações a proteger seu software, infraestrutura, aplicativos e dados e tem como objetivo oferecer suporte ao desenvolvimento acelerado de uma base de código estável, permitindo que as equipes de desenvolvimento e segurança se ajudem continuamente.
Suas diferenças
A diferença entre DevSecOps e DevOps está na segurança da informação.
O DevOps foi desenvolvido como uma forma de estimular e facilitar a colaboração entre as diversas equipes envolvidas em todo o processo de desenvolvimento e implantação de aplicativos. Nesta metodologia, as equipes de desenvolvimento e operações trabalham juntas para implementar KPIs e ferramentas compartilhadas, garantindo previsibilidade e eficiência do aplicativo.
Um engenheiro de DevOps pensa em como implantar atualizações em um aplicativo da maneira mais eficiente possível, com o mínimo de interrupção na experiência do usuário. No entanto, ao colocar um grande foco na otimização da velocidade de entrega, as equipes de DevOps nem sempre priorizam a prevenção de ameaças ao longo do caminho, o que pode levar ao acúmulo de vulnerabilidades e riscos de segurança que podem prejudicar o aplicativo.
Já o DevSecOps, evoluiu do DevOps, à medida que as equipes de desenvolvimento começaram a perceber que o modelo DevOps não tratava de forma adequada as questões de segurança. Por meio desse método, a segurança do aplicativo é pensada desde o início do processo de construção, em vez de somente no final do pipeline de desenvolvimento.
Um engenheiro de DevSecOps se esforça para garantir que os aplicativos estejam protegidos contra ataques cibernéticos antes de serem entregues ao usuário e que sejam continuamente protegidos durante as atualizações.
O DevSecOps enfatiza que os desenvolvedores devem criar código com a segurança em mente e visa resolver os problemas de segurança que o DevOps não aborda.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Se sim, clique aqui e consulte nossos especialistas.