SaaS: o que é e seus benefícios
SaaS, ou Software as a Service, traduzido livremente para o português como “Software como um Serviço”, é uma forte tendência no mundo empresarial.
Também conhecido como “softwares baseados na web”, “softwares sob demanda” ou “softwares hospedados, SaaS é baseado em assinatura, um modelo de comercialização e distribuição de softwares.
Seu ponto forte é a agilidade, onde você acessa um link, preenche seus dados, conclui o pagamento e já pode começar a utilizar todas as funcionalidades disponíveis na plataforma.
Empresas adeptas de sistemas SaaS não precisam se preocupar com questões técnicas ou de infraestrutura, basta ter acesso à internet.
Outro ponto forte é a redução de custos se comparados ao modelo tradicional de compra de softwares e licenças de uso.
O que é SaaS?
SaaS é uma sigla em inglês para Software as a Service, uma forte tendência de comercialização e aquisição de soluções tecnológicas.
Traduzido para o português, SaaS significa software como um Serviço, uma forma de utilizar programas por meio da internet, sem se preocupar com instalações e atualizações.
Essas aplicações on-line podem ser usadas no computador, tablet ou celular, de maneira simples e remota.
Nesse modelo, o cliente não compra a licença de um produto, mas o direito de usufruir do serviço oferecido mediante pagamentos recorrentes.
Logo, todo o trabalho referente ao software, como servidores e infraestrutura, fica na mão do fornecedor — uma maneira acessível de vender ou utilizar soluções de TI.
Como surgiu o SaaS
O modelo SaaS nasceu no início da década de 90, acompanhando o surgimento da internet.
Antigamente, quando precisava de um software, a empresa comprava o programa, adquiria a licença de uso e ainda precisava de servidores próprios para integrar os equipamentos.
Todo esse processo, além de demorado, gerava muitos custos para implementar e manter esse tipo de serviço.
Com a popularização da internet, surgiu o ASP, um modelo mais viável que oferecia softwares on-line com diversas finalidades para suprir a demanda empresarial.
Porém, com tantas soluções, os programas ficavam pesados e caros, resultando em uma diferença insignificante se comparada à compra dos softwares.
Foi aí que o SaaS foi criado. Para solucionar a questão, o SaaS oferece soluções gerais dentro de um único aplicativo e quando as atualizações acontecem, elas são feitas para todos os usuários de maneira geral.
Benefícios de usar um SaaS
Otimização de tempo e trabalho
Uma das maiores vantagens do uso de SaaS é a não responsabilidade técnica. Ou seja, você não precisa se preocupar em como o software vai funcionar, quando deve fazer atualizações, entre outras coisas.
A empresa que disponibiliza o SaaS, seja por uma plataforma de aplicativo ou por site, é responsável pelo gerenciamento do mesmo.
Ela é quem vai se preocupar em garantir a segurança, melhor funcionamento dos dados e alta disponibilidade da plataforma para atender sua demanda de uso.
Redução de custos
Contratar um SaaS significa ter acesso a todas as funções do software tradicional, mas sem os altos custos de licença, manutenção e infraestrutura.
Após baixar o aplicativo ou se cadastrar no site do software, o acesso ao serviço é liberado instantaneamente mediante o pagamento, visto que não será necessário instalação.
Segurança
Caso você fique sem o computador ou dispositivo que estava usando, os dados referentes ao SaaS não serão perdidos, pois permanecerão armazenados na computação em nuvem.
Alta acessibilidade
Para utilizar um SaaS, tudo o que você precisa é uma conexão com a internet. Isso significa que você pode acessar sua conta em diferentes dispositivos, de qualquer lugar, desde que tenha acesso a uma rede.
Por seu armazenamento em nuvem, os dados de um SaaS não precisam ser transferidos de um dispositivo a outro. Uma facilidade para empresas adeptas ao trabalho remoto.
Funcionalidades necessárias
O modelo SaaS possibilita escolher o plano com as funções mais necessárias para o seu momento atual.
Dessa foram, você pode escolher aquele pacote que possui um melhor custo-benefício conforme o seu orçamento e necessidade.
Caso seja necessário, basta fazer upgrades para expandir os acessos dentro do software.
Integração simplificada
Muitos provedores de SaaS oferecem API’s (Interfaces de Programação de Aplicativo) que tornam possível a integração com outros aplicativos complementares e correspondente, possibilitando ao cliente de um SaaS o gerenciamento contínuo de todos os seus requisitos, de acordo com a demanda que possui.
Conclusão
A utilização de um SaaS pode alavancar os resultados da sua empresa, bem como manter um bom controle de atendimento. Afinal, a satisfação do cliente e o crescimento de um negócio andam lado a lado.
E o monitoramento SaaS com a plataforma Datadog permite que as equipes integrem de maneira mais rápida e fácil e elimina a necessidade de manutenção contínua de ferramentas, dimensionamento de capacidade, atualização ou gerenciamento.
Esses benefícios significam mais tempo para suas equipes trabalharem em seu produto principal sem a distração de montar uma solução de monitoramento por conta própria.
Clique aqui e consulte nossos especialistas.