O que é arquitetura de aplicação?
Definimos como arquitetura as técnicas e os padrões usados para projetar e desenvolver uma aplicação. Ela fornece um roadmap e práticas recomendadas a serem seguidos durante esse desenvolvimento para que você tenha uma aplicação bem-estruturada.
Os padrões de design de software ajudam no desenvolvimento de uma aplicação. Eles descrevem uma solução reproduzível para um problema.
Os padrões podem ser vinculados para criar arquiteturas de aplicação mais genéricas. Em vez de criar a arquitetura do zero, você pode usar padrões de design existentes, garantindo que tudo funcione da maneira correta.
O serviços de front-end e back-end fazem parte da arquitetura da aplicação. O desenvolvimento de front-end tem como foco a experiência do usuário da aplicação, já o de back-end se concentra em fornecer acesso aos dados, serviços e outros sistemas existentes responsáveis pelo funcionamento dela.
A arquitetura é o ponto de partida ou o roadmap para desenvolver uma aplicação. No entanto, você precisa escolher determinados aspectos de implementação não definidos em uma arquitetura. Por exemplo, como uma etapa inicial, escolha a linguagem de programação para escrever a aplicação.
Há muitas linguagens de programação usadas no desenvolvimento de softwares. Algumas delas são utilizadas na criação de determinados tipos de aplicações, como o Swift para aplicações mobile ou o JavaScript para desenvolvimento de front-end.
Atualmente, o uso do JavaScript com HTML e CSS é uma das linguagens de programação mais populares para desenvolvimento de aplicação web.
Outras linguagens de programação conhecidas incluem o Ruby, Python, TypeScript, Java, PHP, SQL, entre outras. A opção mais apropriada para você depende do tipo da aplicação, dos recursos de desenvolvimento disponíveis e dos requisitos.
Tradicionalmente, as aplicações eram escritas como uma unidade de código em que todos os componentes tinham os mesmos recursos e espaço de memória. Esse tipo de arquitetura é conhecido como um monólito.
Já as arquiteturas modernas de aplicação costumam ser mais levemente acopladas. Elas usam microsserviços e interfaces de programação de aplicações (APIs) para conectar serviços, oferecendo a base para as aplicações nativas em nuvem.
Com o desenvolvimento nativo em nuvem, você acelera a criação de novas aplicações, otimiza as existentes e oferece uma experiência de gerenciamento automatizada e desenvolvimento consistente em nuvens privadas, públicas e híbridas.
Como a SManager ajuda você no desenvolvimento de aplicações
Com as soluções de nossa parceira Red Hat, você aprimora a agilidade dos seus negócios. Isso é possível ao desmembrar as aplicações monolíticas em microsserviços, gerenciá-las, orquestrá-las e processar os dados criados. Assim, suas equipes fornecem soluções de qualidade aos clientes com mais rapidez.
Você consegue criar com facilidade novas aplicações de negócios nativas em nuvem que sejam ágeis e escaláveis, bem como integrá-las desde o início ao restante da infraestrutura empresarial.
Clique aqui e consulte nossos especialistas.