backup replicação

Diferença entre backup e replicação

Com o aumento dos ataques cibernéticos duas palavras estão em alta na área de TI: backup e replicação. 

Mas, você sabe a diferença entre eles? 

Afinal, entender sobre eles é fundamental para a segurança de sua empresa já que o objetivo do backup e da replicação é evitar uma perda catastrófica de dados devido a eventos imprevistos.  

O que é backup 

Backup é uma cópia de segurança dos seus dados (informações) de um dispositivo de armazenamento (celulares, tablets, computadores) ou sistema (aplicativos, softwares e jogos) para outro ambiente, a fim de que esses dados possam ser restaurados em caso de perda dos dados originais ou que ocorra um acidente. 

Uma solução de backup funciona como um potente antídoto contra erros humanos, falhas de hardware e desastres que podem ocorrer na infraestrutura de TI de qualquer companhia. 

As cópias dos arquivos e informações devem ser periódicas para, em caso de qualquer dado corrompido por um problema estrutural, você possa recuperá-lo em alguma cópia realizada antes do problema.  

A frequência com que o backup é feito depende de cada empresa, mas o mais recomendado é que o backup seja feito uma vez por dia.   

Com um backup bem feito, a sua empresa pode passar por qualquer vulnerabilidade, risco ou problema sem perder informações importantes para o negócio.  

Isso é válido para organizações de todos os portes (pequenas, médias e grandes) e de qualquer segmento. 

O que é replicação de dados 

Replicação de dados é um termo usado para tecnologias e processos que criam cópias de dados, sincronizam e os distribuem em uma rede de servidores e centros de dados.  

Um desastre tem impacto mínimo no acesso aos dados devido ao número de réplicas. A disponibilidade do sistema é extremamente alta e o processo de recuperação geralmente pode ser medido em minutos.  

Assim, a replicação de dados, de várias maneiras, resolve a maioria das desvantagens do backup de dados. 

Mas, as réplicas são atualizadas o tempo todo e, portanto, perdem o estado histórico rapidamente.  

Ou seja, se você usar apenas a replicação de dados, precisará de um imenso sistema paralelo para dar suporte aos dados replicados, especialmente se precisar manter registros de longo prazo. 

Sua desvantagem é que ela pode ser severamente prejudicada por malware, já que os dados são replicados por todo o sistema e o malware também pode ser replicado.  

Sem um backup adequado, pode ser impossível reverter para um estado livre de software malicioso. 

As soluções de replicação de dados são indicadas para sistemas de empresas com informações extremamente críticas que não podem ser perdidas e que possam ser imediatamente restauradas.  

Diferença 

Uma das diferenças da replicação de dados e do backup é o intervalo de tempo em que essas informações são salvas em outro lugar (RPO) e que podem ser disponibilizadas para o “resgate” quando necessário (RTO).  

O backup tem baixo custo quando comparado à replicação. Afinal, ele não requer pessoal significativo ou investimento em infraestrutura. Para ajudar a reduzir custos com a replicação existem plataformas e soluções prontas para o uso. 

Outra diferença são os requisitos. Enquanto para o backup é preciso um disco local ou serviço de backup online, a replicação necessita de novos processos de negócios, aumento de pessoal e investimento em infraestrutura. 

O backup é ideal para armazenamento de dados de longo prazo e requisitos relacionados à conformidade. Já a replicação é ideal para garantir acesso contínuo a aplicativos de missão crítica e voltados para o cliente. 

O backup é bem simples de implementar e tem alto nível de isolamento de ameaças potenciais. A replicação tem foco na recuperação de desastres e permite uma rápida retomada das operações comerciais após uma interrupção. 

E como última diferença estão suas desvantagens. O backup precisa de intervalos de tempo consideráveis entre eles e o processo de recuperação de dados é longo. A replicação tem um custo considerável para manter (principalmente para armazenamento de longo prazo) e, além disso, o software malicioso pode se espalhar para os dados replicados. 

Conclusão 

Agora que você conhece melhor sobre backup e replicação de dados, a pergunta que você precisa fazer-se é quanto tempo de dados a sua empresa pode perder.  

Se você pode perder um dia de informações, a melhor solução para você será o backup. Mas se o nível de criticalidade do seu negócio é alto e a sua empresa não pode perder nenhuma informação, o mais indicado é uma solução de replicação de ambiente (dados e sistemas). 

E nós temos as soluções ideais para cada um. Clique aqui e consulte nossos especialistas.