texto à esquerda Diferenças entre VDI e DaaS, à direita a logo da SManager e no rodapé suas redes sociais

Diferenças entre VDI e DaaS 

Na superfície, a infraestrutura de desktop virtual (VDI) e o desktop como serviço (DaaS) parecem incrivelmente semelhantes. Ambos permitem que os usuários acessem desktops virtuais, evitando que a TI instale e atualize sistemas operacionais em todas as máquinas de uma organização. 

Analisando mais profundamente DaaS versus VDI, você descobrirá que existem diferenças importantes, principalmente na propriedade do gerenciamento e nas necessidades de manutenção.  

Principais diferenças 

1. Custo 

Configurar servidores ou um datacenter para hospedar e dar suporte a seus desktops virtuais pode custar muito caro. No entanto, se sua força de trabalho permanecer relativamente semelhante em tamanho no futuro próximo, a maioria dos custos deve ser limitada às despesas iniciais. Isso pode se traduzir em economia a longo prazo. 

Embora possa haver algumas taxas de configuração associadas ao DaaS, a implantação geralmente requer um custo inicial menor, pois o provedor de serviços fornece a infraestrutura. E com um modelo de assinatura de pagamento por usuário, as organizações podem dimensionar ou alterar seus investimentos à medida que suas necessidades evoluem. O modelo de assinatura torna o DaaS uma boa opção para empresas com força de trabalho temporária/sazonal ou em expansão, bem como para aquelas que trabalham por meio de fusões e aquisições. 

2. Flexibilidade e escalabilidade 

A configuração e a implantação de VDI no local geralmente são adaptadas às necessidades atuais de uma organização (a menos que tenham investido em um planejamento robusto de continuidade de negócios). Por causa disso, as empresas que estão em constante mudança ou crescimento podem exigir mais agilidade e escala do que sua VDI local foi criada para suportar. À medida que os negócios evoluem, o mesmo acontece com as necessidades de tecnologia e software e, com cada solicitação de configuração, manutenção e atualização de desktop virtual, surgem mais recursos e gastos de TI. A VDI também pode desacelerar seus negócios se seus servidores não puderem suportar o tamanho de sua força de trabalho ou se as práticas de segurança ficarem desatualizadas, colocando os dados em risco. 

Por outro lado, o DaaS é muito flexível, pois os provedores de serviços fornecem a infraestrutura, as integrações e os recursos para atender às necessidades atuais e futuras de sua empresa. Embora o dimensionamento do DaaS aumente os custos de assinatura, a capacidade de investir com eficiência com base na necessidade o torna uma solução eficiente para muitas organizações. 

3. Controle e gerenciamento 

Com a VDI, a TI tem controle total sobre os servidores VDI no local, incluindo manutenção e segurança diárias, desempenho da rede, solução de problemas e todas as atualizações de software e hardware. Alguns data centers podem fornecer suporte de gerenciamento adicional, mas a maior parte da carga recairá sobre a TI interna. 

Com a manutenção descarregada, o DaaS oferece às organizações um pouco menos de controle interno, mas pode oferecer benefícios avançados de segurança quando se trata de proteção de dados. Na verdade, 39% dos entrevistados da pesquisa ESG citaram manter dados confidenciais — incluindo arquivos, dados, aplicativos e senhas — fora dos dispositivos e em um ambiente seguro como um dos principais benefícios do DaaS. O DaaS também pode ajudar sua empresa a alcançar a conformidade com as recentes regulamentações de privacidade de dados, como o GDPR. 

4. Acesso a recursos 

A implantação de VDI é baseada em um modelo de locatário único, o que significa que os recursos e a distribuição são dedicados a uma única organização. Como você não está compartilhando servidores com outras organizações, não há risco de interferência ou interrupção das demandas de outros usuários. 

Isso também significa, no entanto, que quando seu datacenter está inativo, todos os recursos ficam inutilizáveis. Isso pode representar um desafio para empresas que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana ou encontram interrupções inesperadas nos negócios, como falhas climáticas ou de energia. 

Com o DaaS, a maioria dos serviços é multilocatário, o que significa que você compartilha recursos dinamicamente com outras organizações, o que pode interferir no serviço caso haja uma interrupção. Algumas soluções, no entanto, oferecem opções avançadas para mitigar o tempo de inatividade dos recursos. Além disso, o DaaS requer acesso à Internet, o que pode afetar a acessibilidade de alguns usuários ou regiões. 

Por que usar VDI sobre DaaS? 

Agora que você já conhece as principais diferenças entre VDI e DaaS, escolher entre elas pode parecer difícil.

Se a sua organização estiver em crescimento estável, tiver uma força de trabalho geograficamente centralizada e puder lidar com os recursos e os custos envolvidos na implantação e manutenção, a VDI local poderá fornecer a infraestrutura de que você precisa. No entanto, se você estiver procurando por uma solução mais ágil que prepare seu negócio para o futuro, o DaaS pode ser a solução para você. 

Com a nossa parceira Citrix, você pode mover-se no ritmo que funciona melhor para seus negócios — quer isso signifique ir all-in com sua migração local para a nuvem ou alavancar os investimentos existentes em datacenter.  

Orgulhamo-nos de fornecer uma solução única que se integra a todos os principais fornecedores de nuvem pública, proporcionando às organizações flexibilidade e versatilidade para atender às suas necessidades de negócios.  

Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre as soluções Citrix.