A experiência do cliente no setor público
Há bastante tempo, a experiência do cliente no setor público é um tema relevante para suas interações com o público em geral.
E, uma experiência do cliente aperfeiçoada inclui compreensão, intuitividade e conteúdos relevantes. Em outras palavras, tudo se resume ao quão fácil as necessidades dos clientes são atendidas.
Mesmo que, em muitos casos, se discuta menos sobre “experiência do cliente” e mais sobre “experiência do cidadão”, os debates tratam da mesma coisa: as instituições públicas estão buscando oferecer aos membros do setor ou aos “clientes” as melhores ofertas em suas plataformas digitais.
Motivos para digitalizar serviços administrativos
Dependendo da oferta e do design, são vários os motivos para o setor público estar focando em uma experiência positiva do cidadão ou do cliente:
– Maior rapidez na implementação de projetos;
– Um design mais eficiente e econômico com menor tempo de processamento;
– Maior transparência, o que também aumenta a confiança nas instituições;
– Suporte aprimorado para funcionários ofertado através de processos digitalizados e recuperação de informações (melhor experiência do funcionário);
– Mais investimentos do exterior ou de outras regiões por meio de procedimentos simplificados de autorização;
– Melhor qualidade de vida.
Ofertas digitais no setor público
As soluções digitais no setor público incluem:
– Visualizar contratos e documentos protegidos;
– Concluir tarefas (como aplicações, certificações, autorizações, etc) completa ou parcialmente no meio digital;
– Ter informações disponíveis sobre procedimentos ou guias;
– Oferecer oportunidades para colaboração e participação pública com projetos.
Características de uma experiência do cliente positiva no setor público
Independente do nível de esfera, uma experiência do cidadão pode ser diferenciada por:
– Informações acessíveis e transparentes;
– Relevância, com membros do setor público e outros stakeholders tendo capacidade de resolver problemas de forma independente através de recursos de autoatendimento;
– Rapidez e compreensão durante transações.
Ou seja, da mesma maneira que utilizamos serviços digitais como internet banking e compras em e-commerces, os serviços digitais do setor público devem ser também uma parte integral no nosso dia a dia.
Quase todos os governos e tomadores de decisão em todo o mundo reconhecem que a digitalização do setor público em um país é também um sinal de sua preparação para o futuro.
Muitos países e regiões agora têm planos ambiciosos e legislações para seguir adiante com a digitalização pública e, como resultado, entregar uma experiência mais positiva para o cidadão.
No Brasil, temos a Estratégia de Governo Digital 2020-2022, que trata da transformação digital de serviços no âmbito da administração pública federal e amplia a utilização do gov.br.
Conclusão
Criar uma experiência do cidadão de ponta não é difícil.
Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre as soluções de nossa parceira Liferay que, com uma abordagem focada em DXPs, é a ferramenta certa.