Gerenciamento de logs
O gerenciamento de logs se tornou fundamental para as empresas acompanharem o aumento na geração de dados.
E você sabe como realizar esse gerenciamento?
Nas linhas a seguir abordaremos sobre esse assunto.
O que são logs
Um arquivo de log é um registro contínuo, que contém a data e a hora do evento, além de uma mensagem criada automaticamente pelos softwares e sistemas de TI.
Os logs são registros das ações realizadas nos sistemas.
Eles podem registrar falhas, exceções, ajudar a depurar erros, identificar violações de segurança e fornecer informações úteis para os desenvolvedores analisarem.
São arquivos muito importantes para a sua empresa, por permitirem que você veja a integridade da infraestrutura de TI, desde a localização de um erro de aplicativo até a investigação de incidentes na área de segurança.
Em resumo, os logs são capazes de mostrar o que e quando aconteceu um evento, além de indicar quem deu início a ele.
Os dados encontrados nos logs podem ser desestruturados e estruturados de várias maneiras.
Os logs geralmente são criados pelos desenvolvedores para depurar a operação de um aplicativo ou para entender o comportamento do usuário.
Por isso, os dados contidos na mensagem de log podem variar entre desenvolvedores, aplicativos, fornecedores e sistemas.
Exemplos de logs
Seguem alguns exemplos de logs:
– Aplicações: atividades do servidor, alterações na configuração e mudanças de contas;
– Antimalwares: aqui os logs identificam as atualizações das assinaturas de antivírus e malwares;
– Firewalls: os logs indicam as ações bloqueadas devido à política de segurança.
Gerenciamento de log eficiente
Com o gerenciamento de logs, é possível saber o que está acontecendo nos servidores, aplicativos, dispositivos de redes e demais itens da infraestrutura de TI.
E sua empresa pode contar com uma solução de registro adequada, na qual será possível pesquisar rapidamente grandes quantidades de dados, localizar problemas em tempo real com visualizações personalizadas, criar regras e alertas e oferecer suporte à análise e aos relatórios necessários.
O gerenciamento de logs começa com a coleta dos arquivos, na qual são centralizados em lugares distintos aos servidores de aplicativos ativos.
Depois é feita a formatação e importação dos dados que ficam em fontes como servidores e aplicativos, para inclusão de data e hora, arquivos e demais detalhes que sejam considerados relevantes.
Na sequência é feita a pesquisa e análise de cada linha dos dados.
Finalizando, é hora da escolha dos níveis de visualização, e também relatar e detectar problemas de forma antecipada, gerando relatórios para que novas soluções possam ser pensadas.
Conclusão
Devido ao alto volume de dados, é fundamental contar com soluções de gerenciamento de logs.
Entre em contato com nossos consultores clicando aqui e conheça o gerenciamento de logs da Datadog, nossa nova parceira.