texto à esquerda migração de sistemas legados, à direita a logo da SManager e no rodapé suas redes sociais

Migração de sistemas legados?

A implementação de tecnologias deve ser um hábito constante nas empresas e a migração de sistemas legados não foge dessa atualização.  

Afinal, a falta de manutenção e melhorias são um entrave à performance de excelência da sua empresa. 

Como saber se a sua empresa tem um sistema legado? 

São diversos critérios que podemos analisar para definir um sistema legado, entre eles: 

– redução da vida útil por conta de tecnologias obsoletas e sem suporte; 

– dificuldade de manutenção por falta de mão de obra; 

– falta de documentação sobre a criação e regras do sistema; 

– sistemas críticos desassociados da estratégia do negócio. 

Vale lembrar que, como explicamos no texto anterior, sistemas legados não são todos os sistemas antigos, mas sim aqueles que não atendem mais os objetivos da empresa, e não comportam melhorias incrementais. 

Benefícios em migrar os sistemas legados 

Conforme a empresa atualiza sua estratégia, foco, produtos e serviços, torna-se necessário também agregar novas funcionalidades e desenvolver suas aplicações. 

Mas para que isso seja eficaz, é necessário que códigos acrescentados ou modificados sejam monitorados para manter o controle e organização aos desenvolvedores, sejam eles os atuais ou os próximos a entrar no projeto. 

Assim como em qualquer construção, é de extrema importância a manutenção da obra, e com sistemas não é diferente. 

Muito tem se falado sobre a transformação digital e, na maioria das vezes, ela começa pela modernização do sistema core da empresa.   

Uma das soluções indicadas em diversos cenários na migração de sistemas legados é a plataforma da nossa parceira Liferay, que oferece soluções personalizadas para diferentes setores. 

Como modernizar sistemas legados? 

Adotar novas tecnologias é um reflexo natural da otimização processos, ganho produtividade e redução custos.   

Para uma atualização de software legado bem-sucedida é preciso um bom mapeamento de processos e planejamento estratégico.   

Testes automatizados, modularização, arquitetura de design, treinamentos e reciclagem, além de práticas ágeis de gestão de equipes e projetos são indispensáveis e pré-requisitos em qualquer iniciativa de modernização; seja fazendo internamente ou por meio de outsourcing. 

O ideal é encontrar soluções que preservem operações antigas e, ao mesmo tempo revitalizem os processos, isto é, fazer uma transição com menos perdas possíveis. 

A atualização de sistemas também é uma oportunidade identificar dados obsoletos — incompletos, duplicados — enfim, que não fornecem bons insights para gestores e equipes. 

Conclusão 

Podemos concluir que os sistemas legados são um grande desafio na rotina das empresas. 

E para lhe auxiliar nessa tarefa, colocamos à disposição nossos especialistas, que com sua expertise tornarão esse desafio mais ameno.  

Clique aqui e obtenha mais informações sobre as soluções Liferay