pergunta à esquerda O que é nuvem híbrida, à direita a logo da SManager e no rodapé suas redes sociais

O que é nuvem híbrida?

Conceitualmente nuvem híbrida é a capacidade de usar conjuntamente recursos de infraestrutura e/ou serviços de computação que existem em uma nuvem pública e privada.  

Mas, para entendermos melhor, precisamos conhecer os dois tipos de nuvem, a pública e a privada. 

Nuvem pública  

Nuvem pública são os serviços de computação oferecidos por provedores externos permitindo o pagamento por consumo, por meio da Internet. 

Os três grandes líderes da nuvem pública são AWS, Azure e Google. 

Todos eles fornecem serviços, plataformas, infraestruturas e outros, com a capacidade de pagar apenas pelo que você usa e não fazer o investimento total na infraestrutura para oferecer um serviço ou produto de sua empresa. 

Nuvem privada  

Nuvem privada são os serviços e infraestrutura dedicados a uma única empresa ou cliente, onde os recursos não são compartilhados com outras organizações”.  

São servidores, data centers, virtualização e armazenamento cujos software, hardware e outros investimentos devem ser feitos inteiramente pela empresa que utiliza essa infraestrutura. 

Vantagens da nuvem híbrida 

Cada nuvem tem suas vantagens e desvantagens e vamos descrevê-las abaixo para serem analisadas de acordo com os negócios da empresa ou cliente que deseja oferecer/gerenciar seus serviços e o orçamento disponível, seja para investimento ou consumo. 

Vantagens da nuvem pública 

– Não é necessário investimento em hardware  

– Crescimento quase “ilimitado” (naturalmente, de acordo com a necessidade do caso). 

– A manutenção do hardware e do software base é realizada pelo fornecedor 

– Recursos, serviços e aplicações podem ser acessados apenas com internet, sem qualquer infraestrutura local 

– Pago por consumo 

Desvantagens da nuvem pública 

– Uso compartilhado de recursos 

– Curva de aprendizagem  

– Demanda um alto controle de custos 

Vantagens da nuvem privada 

– Recursos dedicados 

– Uso de ferramentas exclusivas de terceiros  

– Permite alterações grandes na infraestrutura e personalização 

Desvantagens da nuvem privada 

– Custos operacionais 

– Crescimento finito  

– Manutenção para atualização de Hardware e/ou Software 

A vantagem da nuvem híbrida é que ela nos permite usufruir do melhor de ambas as nuvens, tanto públicas quanto privadas.  

Afinal, neste modelo, você pode executar cargas de trabalho no seu data center, em que a exclusividade de recursos é necessária, e conjuntamente utilizar recursos das nuvens públicas para distribuir sua carga de trabalho, aumentar sua capacidade ou disponibilizar aplicações e serviços. 

A nuvem híbrida é ideal para sua empresa? 

Nossa resposta é sim. 

Uma nuvem híbrida é adequada para qualquer empresa, pois permite que você tenha a flexibilidade de escolher quais cargas de trabalho devem ser executadas na nuvem, de acordo com o custo, operação, alcance global ou simplesmente o tempo para implantar o serviço para um determinado projeto.  

Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre as soluções que permitirão a mobilidade entre as diferentes nuvens públicas com facilidade.