O que é patch
Saber o que é patch e como gerenciá-los faz toda a diferença, se você está por dentro das melhores práticas para garantir a segurança da informação nas empresas.
Os patches são uma peça importante no combate a ameaças e vulnerabilidades, garantindo a confiabilidade dos sistemas utilizados e corrigindo falhas.
Saiba mais sobre o que é patch, lendo o texto abaixo.
Conceito de patch
Traduzindo do inglês, a palavra “patch” significa correção ou remendo, e essa é justamente a função dele, arrumar algo.
É a solução mais rápida e econômica para uma empresa resolver algum problema temporariamente, até que seja lançada a nova versão do software em questão.
Outras funções do patch
Os patches também podem ser usados para melhorar a performance dos programas ou games quando estes não estão otimizados para os sistemas ou rodando com baixa taxa de frame, ou FPS, como é conhecido.
Às vezes, quando se trata de um erro de segurança, os patches também podem receber o apelido de “bugfix”.
Outro local onde o patch pode ser encontrado é no “windows update” do computador. As atualizações baixadas e instaladas ali nada mais são que patches de correções ou adições da Microsoft, que visam melhorar o sistema em termos de desempenho e segurança, até mesmo trazendo novidades mínimas. Isso mostra a importância de deixar seus jogos e softwares configurados para fazer download das atualizações automaticamente, assim, não corre o risco de perder uma nova versão.
Importância dos patches
Os patches são de extrema importância no quesito segurança. Afinal, se brechas, bugs e vulnerabilidades são tão comuns, é preciso que haja um recurso para corrigir esses problemas com facilidade.
Aqui, vale ressaltar, que é muito mais simples alterar um programa que já está instalado do que disponibilizar a aquisição de uma nova versão sempre que houver problemas.
Nesse sentido, o patch é uma alternativa mais simples e barata para a correção de brechas, até que o lançamento efetivo de uma nova versão ocorra.
Os patches ganham em importância quando pensamos que a grande maior parte das falhas não é notada pelos usuários. Embora imperceptíveis, elas podem ser o ponto de partida para a ação de hackers, possibilitando a invasão de computadores e o roubo de informações. Para as empresas, como não poderia deixar de ser, os danos são ainda mais graves.
Com isso em mente, não adiar as atualizações é fundamental para manter os softwares e sistemas operacionais em dia, protegendo-os contra as ações cibercriminosas.
Vale lembrar das notificações do Windows, que sempre lança patches para cada uma de suas versões.
Conclusão
Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre as soluções de nossa parceira Ivanti de aplicação de patches para todos os sistemas virtuais.