automação de segurança em TI

Vulnerabilidade na área de TI

Os cibercriminosos estão constantemente procurando tirar proveito das vulnerabilidades de segurança.  

Por mais que uma empresa tenha tomado todos os cuidados com a instalação de softwares de segurança, é impossível que ela fique totalmente tranquila em relação às possíveis ameaças no sistema. 

Na área de TI, a vulnerabilidade pode se dar por descuido humano, fraqueza em uma aplicação ou bug de implementação, permitindo que os dados sejam explorados por uma ou mais ameaças ou seja.   

O que é vulnerabilidade?  

De acordo com a ISO 27000, a ISO da segurança da informação, uma vulnerabilidade é “uma fraqueza de um ativo que poderia ser potencialmente explorada por uma ou mais ameaças.”  

Fatores que tornam a sua empresa vulnerável   

Falhas humanas  

O elemento humano é o elo mais fraco em muitas arquiteturas de segurança cibernética. Afinal, os erros do usuário podem expor facilmente dados confidenciais, criar pontos de acesso exploráveis para invasores ou até interromper sistemas.  

Mesmo os usuários internos podem executar arquivos maliciosos, seja por falta de atenção, conhecimento, que são portas para invasão no sistema ou perda de dados.  

Vulnerabilidades de Rede  

Pontos de acesso Wi-fi frágeis, firewalls mal configurados, falhas de arquitetura, ou qualquer outro problema com o hardware ou software de uma rede que a expõem a uma possível invasão de terceiros. 

Vulnerabilidades de Aplicações  

Expõe o negócio a riscos de segurança que possam ser utilizadas para roubo de dados e sequestro de informações.  

Vulnerabilidades de Processo  

Algumas vulnerabilidades podem ser controladas por processos e procedimentos específicos, já que grandes invasões normalmente começam em pequenas brechas.  

Metas da gestão de vulnerabilidades  

Identificação de vulnerabilidades em tempo hábil 

Quanto mais cedo você descobrir uma vulnerabilidade, mais tempo você terá para corrigi-la, ou ao menos para avisar o fabricante sobre a situação, reduzindo a grandeza que um atacante em potencial poderia ter. 

Avaliar a exposição da organização  

Cada organização é afetada de uma forma por determinada vulnerabilidade.  

É preciso avaliar os riscos para identificação e priorização das vulnerabilidades mais críticas para o seu negócio.  

Adoção de medidas  

Após identificar as vulnerabilidades mais críticas, você precisa pensar sobre o plano de tratamento de riscos, com ações e alocação de recursos dos quais dispõe para lidar com elas. 

Conclusão 

Encontrar vulnerabilidades de segurança e fechar brechas de segurança proativamente é uma necessidade absoluta para as empresas modernas.  

Se a sua empresa carece de ferramentas e experiência para identificar vulnerabilidades de segurança entre em contato conosco clicando aqui e descubra quais soluções podemos oferecer para sanar essa deficiência.