Qual é a importância do Big Data para as empresas?
Agora que você já sabe o que é Big Data e como ele funciona, descubra a importância de uma solução de Big Data para as empresas.
Possibilidade de fazer uma escuta social
O Big Data tem a capacidade de cruzar informações de diferentes fontes, como bancos de dados, cadastros de consumidores, históricos de mensagens e de interações com os clientes.
O sistema pode monitorar, por exemplo, conversas em mídias sociais e os percursos realizados por internautas nos e-commerces.
Sendo assim, é possível executar uma espécie de “escuta social” sobre como a marca é vista e compreendida em diferentes mídias e redes de usuários.
Com base nas informações geradas, é feita uma avaliação sobre reputação positiva ou se é preciso trabalhar melhor a percepção do público.
Maior facilidade para segmentação de público e mercado
As técnicas de Big Data ajudam a descobrir exigências, desejos e outras demandas dos compradores.
Com base nos resultados do monitoramento do público e das avaliações geradas, você compreende melhor o comportamento de clientes e leads.
As oportunidades também envolvem a identificação de novos segmentos de negócios, o que permite atender a nichos de mercado que não são cobertos pela concorrência.
Efetuar análises de marketing
Além dos dados gerados em redes sociais, uma solução de Big Data pode avaliar históricos de vendas e de campanhas publicitárias, períodos de sazonalidade, cadastros de clientes e outras fontes de dados para estratégias de marketing.
Também contribuem para detectar indicadores, como taxa de cancelamento e conversão.
Com essas métricas em mãos, pode-se avaliar o que deu certo no passado para buscar inovações, repetir as ações que tiveram êxito e definir estratégias de marketing mais eficazes.
Mensurar a satisfação do cliente
Uma das grandes vantagens do Big Data analytics é unir diferentes mídias e meios para entregar análises mais precisas.
Por mais que um cliente possa responder positivamente a uma pesquisa de satisfação, talvez ele não esteja realmente satisfeito.
Uma ferramenta que considera o que o cliente diz e como se comporta em relação ao negócio, pode gerar um panorama mais claro sobre o que fazer para potencializar a relação com o público.
Benefícios do Big Data para os negócios
Agora, alguns dos principais benefícios do Big Data para o seu negócio:
Relacionamento com o cliente
Ao analisar os dados de relação do cliente com a marca, como seu histórico de compras ou de conversas, é possível traçar melhores estratégias para aproximá-lo.
Conhecer o seu perfil é ideal para que você possa criar campanhas personalizadas e segmentadas, que o estimulem a aumentar seu ticket médio ou mesmo a se fidelizar à marca.
Vantagem competitiva
Com o Big Data, sua empresa se torna consciente de vários aspectos do seu negócio — mas também do mercado.
As tendências, o que funciona e o que não funciona — ou o que falta para funcionar., são detalhes que podem fazer toda diferença em alguns setores, como logística, marketing e atendimento e que configuram como uma ótima vantagem competitiva.
Tomada de decisões
Ao ter insights valiosos em mãos, é possível aprimorar todo processo de tomada de decisões.
Se torna mais rápido, mais assertivo e eficiente, pois são baseadas em dados reais do negócio.
Identificação de padrões
Por fim, ao analisar o grande volume de dados, é possível traçar padrões de consumo que, a olhos nus, seriam impossíveis de ver, o que faz toda a diferença no momento de segmentar clientes ou leads, assim como reavaliar estratégias, criando campanhas que atinjam realmente sua dor e se tornem mais efetivas por isso.
Como aplicar na sua empresa
Qualquer empresa pode aplicar o Big Data em seu dia a dia.
Afinal, a grande maioria dos negócios já gera dados e possui oportunidades incríveis de gerar ainda mais.
Mas o principal é saber como organizar e gerenciar os dados!
Para ter mais eficiência, é importante apostar em sistemas robustos, que integrem todas as áreas dos negócios e facilitem os processos, resultando em dados qualificados de toda operação.
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