O que é cibersegurança?
A cibersegurança virou item indispensável para as empresas que visam impedir a invasão e roubo de dados capazes de comprometer o funcionamento e o posicionamento estratégico dos negócios.
Conceito
Cibersegurança é a prática de proteger ativos de informação como sistemas, computadores e servidores, entre outros, contra ameaças cibernéticas ou ataques maliciosos.
A segurança cibernética deve ser trabalhada em vários níveis: da segurança das redes físicas e dos aplicativos até a educação do usuário final.
Se antes da pandemia de Covid-19 já vivíamos em um mundo conectado, o salto digital entre 2020 e 2021 acelerou todas as estimativas sobre a produção e troca de dados cibernéticos. O home office e outras práticas de trabalho a distância, como espaços colaborativos e compartilhados, vieram para ficar e empresas de todo o planeta já manifestaram intenção de incorporar novos modelos de atendimento e de manter seus colaboradores trabalhando no formato híbrido.
Por outro lado, também cresceram vertiginosamente os crimes e as ameaças virtuais. Os hackers se aproveitam das vulnerabilidades de nossos dispositivos eletrônicos e das redes que utilizamos para realizar ataques que podem gerar prejuízos incalculáveis.
Proteção do usuário final
A proteção do usuário final ou a segurança de endpoints são um aspecto crucial da cibersegurança. Afinal, muitas vezes é um indivíduo (o usuário final) que faz o upload acidental de um malware ou de outra forma de ameaça virtual para seu desktop, laptop ou dispositivo móvel.
Como as medidas de cibersegurança protegem usuários finais e sistemas? Primeiro, a cibersegurança conta com protocolos de criptografia usados para codificar e-mails, arquivos e outros dados importantes. Ela não apenas protege as informações transmitidas, mas também impede que elas sejam perdidas ou roubadas.
Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre como a solução da nossa parceira Ivanti pode ajudar sua empresa a proteger seus ativos de TI.