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Porque o futuro do varejo deve ser construído em bases digitais

Se a transformação digital está na agenda do varejo há algum tempo, a pandemia a forçou ao topo. 

 A COVID-19 alterou o cenário praticamente da noite para o dia, obrigando os varejistas a adotar as tecnologias digitais e reavaliar rapidamente suas operações.  

E embora muitas das soluções possam ter sido criadas inicialmente como medidas temporárias, há uma sensação agora de que as mudanças serão duradouras – forçando um novo imperativo para infraestruturas operacionais à prova de futuro. 

Mas, se a pandemia foi um catalisador para a digitalização rápida, também serviu para trazer à tona alguns dos problemas que vêm pesando na cabeça dos executivos do varejo há algum tempo.  

A ascensão do comércio eletrônico e o papel da loja física, segurança de dados, eficiência da cadeia de suprimentos, sustentabilidade – e, claro, experiência de clientes e funcionários à luz das expectativas em constante mudança.  

Com essas questões agora em mente, os varejistas estão começando a vislumbrar uma nova era para o varejo, com o digital em seu centro. 

Benefícios do digital para o futuro do varejo 

Investir em um ambiente digital seguro para sustentar e unificar todos os aspectos do comércio será a chave para a resiliência, agilidade, segurança e crescimento do setor.  

Ao reconstruir o varejo em uma base digital, os varejistas colherão benefícios de longo alcance, incluindo: 

– Acelerando a organização com TI pronta para o futuro: à medida que os varejistas procuram investir em tecnologias e inovações avançadas – incluindo IA, virtualização e aplicativos de dados – ter a infraestrutura digital certa instalada está se tornando cada vez mais importante. A capacidade de garantir conectividade sempre ativa, ativar e desativar serviços com facilidade, facilitar modelos de negócios colaborativos e joint ventures – e fazer tudo com segurança garantida – agora está na mente de muitos varejistas. 

– Capacitando o trabalho seguro e distribuído e protegendo a confiança do consumidor: Um ambiente de trabalho híbrido é o futuro, mas como protegê-lo é a questão número 1. Com a maioria dos aplicativos entregues como SaaS ou hospedados na nuvem, é cada vez mais difícil equilibrar a experiência do usuário com a segurança. E com o tipo de dispositivo heterogêneo e os modelos de propriedade em ascensão em muitas empresas, as organizações precisam de uma abordagem moderna e abrangente para se proteger contra ameaças e, ao mesmo tempo, oferecer suporte à escolha de dispositivos. 

– Melhorando a experiência do funcionário para uma melhor experiência do cliente: a transformação digital traz muito mais do que apenas mudanças tecnológicas. Ele pode permitir mudanças em processos e culturas que – tanto, se não mais do que novas tecnologias – podem ter um impacto positivo na eficiência, produtividade, engajamento e bem-estar. As melhores soluções digitais permitirão que as organizações trabalhem de forma mais inteligente, garantindo que os funcionários tenham tudo o que precisam para fazer seu melhor trabalho, independentemente da localização, dispositivo ou rede, para oferecer uma melhor experiência ao cliente. 

Conclusão 

Não há dúvida de que a recuperação pós-pandemia será um processo lento.  

Mas, no momento, há um consenso esmagador de que, se o setor puder capitalizar as mudanças que lhe foram impostas e emergir do outro lado livre de sistemas, práticas e mentalidades herdadas, o futuro do varejo é brilhante. 

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