pergunta à esquerda o que são serviços em nuvem, à direita a logo da SManager e no rodapé suas redes sociais

O que são serviços em nuvem? 

Os serviços em nuvem consistem em infraestrutura, plataformas ou software hospedados por fornecedores terceirizados e disponibilizados aos usuários via Internet.  

Eles viabilizam o fluxo de dados de usuários de clientes de front-end (por exemplo, servidores, tablets, computadores, laptops e qualquer outro hardware utilizado por usuários) para os sistemas de provedores e vice-versa por meio da Internet. Os usuários podem acessar os serviços em nuvem usando apenas um computador com sistema operacional e conexão com a Internet ou rede privada virtual (VPN). 

Como funcionam os serviços de nuvem 

Os serviços em nuvem dependem de hardware e software. No entanto, diferentemente das soluções de hardware e software tradicionais, os usuários não precisam de nada mais além de um computador, uma conexão de rede e um sistema operacional para acessar os serviços desse tipo. 

Tipos de serviços em nuvem 

Todas as infraestruturas, plataformas, softwares ou tecnologias acessadas pelos usuários pela Internet, sem a necessidade de fazer download de nenhum outro software, podem ser considerados serviços de cloud computing, incluindo as soluções “como serviço”. 

– As soluções de infraestrutura como serviço (IaaS) oferecem aos usuários recursos de computação, rede e armazenamento; 

 – As soluções de plataforma como serviço (PaaS) oferecem aos usuários uma plataforma na qual aplicações são executadas, além de toda a infraestrutura de TI necessária para que funcionem;  

– As soluções de software como serviço (SaaS) oferecem aos usuários essencialmente uma aplicação em nuvem, a plataforma de execução e a infraestrutura subjacente; 

– As soluções de função como serviço (FaaS) são modelos de execução orientados a eventos que permitem aos desenvolvedores criar, executar e gerenciar pacotes de aplicações como se fossem funções, sem a necessidade de empregar esforços de manutenção da infraestrutura. 

Há quem considere as próprias nuvens como serviços em nuvem. As nuvens são ambientes de TI que abstraem, agrupam e compartilham recursos escaláveis em uma rede. Elas viabilizam a cloud computing, que é a execução de cargas de trabalho dentro desse tipo de ambiente.  

As nuvens são um tipo de PaaS, já que o usuário não é o responsável por entregar a infraestrutura subjacente em que a plataforma baseada na web é oferecida. 

Conclusão 

Nossa parceira Red Hat além de dar acesso ao código-fonte como parte das nossas subscrições do tipo “como serviço”, um benefício que poucos provedores de nuvem oferecem, também tem um conjunto de soluções open source que servem como base para todos os tipos de serviços em nuvem que você queira fornecer. 

Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre as soluções Red Hat.