Como desenvolver uma gestão estratégica de TI na sua empresa?
Ter uma gestão estratégica de TI nunca foi tão importante como agora! Isso porque, de acordo com o Gartner, um dos mais renomados institutos de pesquisas em tecnologia, haverá um aumento de 5,1% de gastos mundiais no setor, em 2023.
Segundo o instituto, o valor poderá totalizar US$ 2,6 trilhões em investimentos. Para economizar e não perder a qualidade no setor de TI da sua organização, agir com planejamento e alinhado a estratégia de negócios é fundamental.
De olho nessa necessidade, elaboramos este artigo para que você saiba como desenvolver uma gestão estratégica de TI na sua empresa. Tenha uma boa leitura!
Afinal, o que significa ter uma gestão estratégica de TI?
Podemos definir gestão de TI como o conjunto de práticas voltadas para a administração de recursos e soluções de tecnologias que uma empresa adota. A gestão estratégica de TI, portanto, ocorre quando as práticas envolvendo a tecnologia são pensadas para melhorar as condutas da empresa como um todo, assim como otimizar os custos e viabilizar novos negócios.
A ideia é que a escolha dos recursos adotados, bem como a forma como eles são implementados e utilizados seja feita após um planejamento estratégico, envolvendo todos os setores da companhia.
Qual o valor de negócio que a sua empresa ganha ao adotar uma gestão estratégica de TI?
Ao adotar uma gestão estratégica de TI, logo as empresas percebem uma série de benefícios. Entre os principais deles estão os listados nos tópicos abaixo. Veja!
Diminuição de custos
Para começar, a gestão estratégica de TI proporciona uma diminuição considerável dos custos do negócio. Isso acontece porque as compras de novos hardwares e softwares serão muito bem-pensadas e planejadas, por exemplo.
Além disso, o gestor de TI terá uma visão ampla sobre o seu setor e poderá ter bons insights para otimizar os recursos e fazer mais com menos. Pode-se, por exemplo, terceirizar serviços e, dessa forma, gastar menos com mão de obra e recursos, de modo geral, ou adotar soluções de gestão e automação que melhorem a produtividade dos times.
Possibilita maior segurança da informação
A segurança da informação, hoje em dia, é algo de fundamental importância para qualquer negócio. Afinal, todas as organizações armazenam dados importantes em ambientes próprios ou nuvem, e que não podem ser acessados por pessoas desautorizadas.
Além disso, deve-se cumprir à risca a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que já está em vigor em nosso País desde 2020. Com a gestão estratégica de TI, se investe em ferramentas e recursos que protegem toda a infraestrutura tecnológica da organização, possibilitando mais segurança.
Ajuda no acompanhamento das novas tendências do mercado
Quando a gestão estratégica de TI é implementada em um negócio, os gestores estão sempre observando as novas tendências do mercado. Sendo assim, eles ficam por dentro das novidades e as implementam nos negócios, o que traz vantagem competitiva para a organização, bem como manter os parques tecnológicos atualizados e modernos, evitando assim gastos não previstos com modernizações.
Implementa uma cultura de inovação na empresa
Finalmente, podemos dizer que a gestão estratégica de TI implementa uma cultura de inovação na empresa. A TI deixa de ser vista como um centro de custo e passa a ser enxergada como algo que soma, participa ativamente do negócio e é capaz de trazer retornos em curto, médio e longo prazo, pois melhora o fluxo de informação da empresa auxiliando as áreas de negócios em tomadas de decisões estratégicas, além de poder proporcionar novos meios de realizar negócios.
Como adotar uma gestão estratégica de TI?
Tendo em vista os benefícios que a gestão estratégica de TI proporciona para os negócios, você deve estar querendo saber como adotá-la na sua empresa, não é mesmo?
Para fazer isso, uma série de medidas devem ser tomadas. Confira, a seguir!
Conheça e entenda bem do negócio da empresa
Conhecer muito bem o negócio é essencial para que a gestão estratégica de TI seja implementada. Para isso, o gestor de tecnologia não deve saber apenas o que se passa em seu setor, mas sim em todas as áreas da empresa.
Estar em contato com os líderes de outros setores e com a alta cúpula administrativa do negócio, portanto, é essencial. Assim, você como um gestor de TI, estará apto a entender as necessidades do negócio e transformá-las em projetos e soluções de Tecnologia da Informação.
Acompanhe a sua equipe
Acompanhar o trabalho da equipe também é algo que deve fazer parte da rotina do gestor estratégico de TI.
Além de observar o desempenho da equipe e corrigir possíveis gargalos, ao andar lado a lado com o seu time, o gestor poderá coletar ideias, ter insights para melhorar processos, dar feedbacks aos colaboradores etc.
Monitore a área
O setor de TI exige um monitoramento frequente! Isso é relevante para que se possa agir de forma preventiva e evitar que ocorram desastres, por exemplo. Atualmente, há ferramentas que fazem o monitoramento dos recursos de TI durante as 24 horas do dia.
Assim, se houver alguma tentativa de ataque hacker, por exemplo, as medidas protetivas poderão ser tomadas antes que os criminosos possam agir. Além disso há soluções no mercado de segurança da informação que auxiliam as organizações de TI a proteger os dados da empresa.
Conte com o auxílio de um parceiro especialista
Para que a sua gestão de TI seja realmente estratégica, recomenda-se que você tenha parceiros relevantes na área.
Ao contratar uma consultoria especializada, você poderá automatizar processos de TI, migrar os seus ambientes para a nuvem, desenvolver novas soluções, implementar containers e cloud-native, devops, gerenciar nuvens híbridas e muito mais.
Então, para ter uma gestão estratégica de TI, vale a pena buscar de parceiros que possam ajudar o seu negócio em todas essas operações. Sem dúvida, esse é um investimento que vale muito a pena para empresas de todos os segmentos, isso porque uma consultoria especializada poderá agregar mais conhecimentos e práticas em tecnologias enquanto você detém conhecimento de regras de negócio. Entre outras atividades, os parceiros especialistas podem ajudar o seu negócio a realizar o monitoramento de TI. Para saber mais sobre isso, recomendamos que leia o nosso artigo que trata sobre esse assunto. Ele está disponível em nosso blog!