Como a automação pode tornar a sua infraestrutura de TI mais produtiva e otimizada

Como a automação pode tornar a sua infraestrutura de TI mais produtiva e otimizada

Ter uma infraestrutura de TI mais produtiva e otimizada é um desafio para todos os gestores de qualquer segmento que apoie a suas operações de negócios em tecnologia.

Afinal, quando os processos burocráticos são automatizados, os líderes da área têm mais oportunidades para pensar de forma estratégica. Além disso, conseguem escalar a produtividade a níveis até então jamais vistos.

O problema é que nem sempre os gestores sabem como desenvolver o processo de automação da infraestrutura de TI, tampouco quais as melhores soluções que podem ser utilizadas nesse sentido.

Inclusive, de acordo com Gartner, até 2025, 70% das empresas pretendem aplicar automação estruturada para terem mais eficiência e flexibilidade operacional. Assim, para você entender mais sobre a importância desse tema, produzimos este conteúdo justamente para esclarecer essas e outras questões. Então, prossiga conosco e aproveite as informações! Vamos lá?

O que é automação de TI?

A automação de TI pode ser definida de forma geral como o uso de software para desenvolver instruções e processos reproduzíveis para reduzir ou substituir a interação manual com os sistemas de TI.

Na prática, os sistemas digitais são utilizados para realizar tarefas que até então eram feitas por pessoas.  A ideia não é reduzir o número de colaboradores do setor, mas sim liberá-los de tarefas burocráticas e repetitivas, para que eles possam focar naquilo que realmente é eficiente para o negócio e melhora o atendimento dos clientes.

Saiba em quais aspectos a automação é capaz de trazer mais otimização à infraestrutura de TI

A automação é um processo que otimiza todas as tarefas relacionadas a infraestrutura de TI a partir de várias frentes. A seguir, veja quais são as principais!

Migração para a nuvem

A migração para a nuvem  consiste na mudança dos dados e sistemas operacionais da empresa de hardware local para a cloud. Esse processo é altamente recomendável para as empresas, tendo em vista que facilita o trabalho remoto e dá mais segurança para os dados e para o ambiente.

Atualmente, esse processo está cada vez mais prático e rápido por meio de ferramentas que avaliam os custos e as questões operacionais de forma automatizada, tornando a migração para a nuvem mais segura e ágil.

Gerenciamento e configurações

Quem trabalha com TI sabe que nem todas as aplicações são desenvolvidas da mesma maneira. Ou seja, elas exigem diferentes configurações, sistemas de arquivos, linguagens de programação, entre outras variáveis.

Com a automação você poderá trabalhar de forma otimizada com scripts ad hoc e práticas de gerenciamento simples. Assim, o trabalho a ser realizado terá menos operações manuais e as configurações serão atualizadas  de forma automática e consistente. 

Orquestração

A automação da TI também está relacionada à orquestração. Isso se justifica porque as empresas utilizam vários software na mesma máquina, além de contar com estruturas diferentes e até mesmo implementações em nuvens híbrida, pública ou privada.

Em resumo, podemos dizer que quanto mais complexo for um ambiente de TI, mais difícil será realizar o seu gerenciamento. Ao trabalhar com a automação, a infraestrutura se evolui de forma mais simplista, tornando mais fácil orquestrar e controlar as soluções utilizadas.

Implantação de aplicações

A transformação digital é um processo sem fim e que ocorre de maneira muito rápida. Ou seja, novos recursos surgem quase que diariamente nas empresas e as novidades devem ser implementadas.

Com uma infraestrutura de TI automatizada, a implantação de novos recursos acontece de forma segura, garantindo que os programas sejam atualizados para as suas versões mais recentes, por exemplo.

Assim, a empresa não corre o risco de ficar com muitos software legados, reduzindo diretamente a ocorrência de falhas e aberturas de brechas na segurança.

Quais são os benefícios que a automação de TI é capaz de trazer à infraestrutura de TI?

Quando uma empresa automatiza a criação e manutenção da sua infraestrutura de TI, logo percebe excelentes benefícios. Veja, abaixo, quais são os principais deles:

Aumento de produtividade

Com uma infraestrutura de TI automatizada, a sua empresa consegue ter mais agilidade e eficiência nas atividades.

Não é um exagero dizer que uma atividade que levaria mais de uma semana para ser feita manualmente, pode ser realizada em um único dia, quando a infraestrutura é automatizada.

Confiabilidade

Através da automação, projetos que dependem da infraestrutura de TI se tornam mais organizados e seguros, representando, inclusive, confiabilidade da empresa para com seus clientes.

Compliance

No que se refere ao compliance, também há vantagens ao automatizar a infraestrutura de TI. Ao trabalhar com soluções desse tipo, será possível definir as políticas de segurança e de conformidade de modo simplificado.

Redução de erros

Os erros humanos são os responsáveis por grande parte do retrabalho e dos atrasos nas entregas das demandas de TI.

Com uma infraestrutura de TI automatizada, isso deixa de ocorrer. Afinal, a automação garantirá melhores resultados e redução nas incidências dos erros.

Aperfeiçoamento contínuo de processos

Os processos são aperfeiçoados de forma contínua quando a empresa adota recursos de automação. Como comentamos, será mais simples para atualizar os sistemas e evitar que versões desatualizadas ou obsoletas sejam rodadas nas máquinas da organização.

Conheça as soluções da Red Hat para a automação de TI da sua empresa

A Red Hat é uma líder mundial quando o assunto é automação da infraestrutura de TI. Ela oferece recursos que permitem a criação de uma plataforma capaz de automatizar as operações de TI dentro da infraestrutura da sua empresa, incluindo recursos de armazenamento, segurança e rede, por exemplo.  

A plataforma Red Hat Ansible Plataform é capaz de automatizar o provisionamento, a configuração, o gerenciamento e a implantação de ambientes de TI. Além disso, ela inclui todas as ferramentas necessárias para esses processos.

Aqui no Brasil você pode contar com a expertise da SManager, que é parceira Red Hat Business Parther e está à disposição para auxiliar o seu negócio a tornar a infraestrutura de TI mais produtiva e otimizada.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!