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O que é ITSM?

ITSM (Information Technology Service Management) ou Gerenciamento de Serviços de TI é um conjunto de ferramentas e estratégias que ajudam todo o ciclo de serviços na área de TI. 

Saiba um pouco mais sobre ITSM e sua importância para a otimização dos processos a seguir. 

Conceito de ITSM 

O Information Technology Service Management foca nas necessidades dos clientes e serviços de TI prestados a eles, no lugar de sistemas de TI internos. Ou seja, trata-se do conceito de priorizar a melhoria contínua e o seu principal objetivo é entregar o TI como serviço, indo além do suporte tradicional.  

Com a atual complexidade de sistemas, ferramentas e softwares, a área de TI das empresas passou a impactar em todos os setores. Por isso, hoje em dia não há mais o conceito de que a área de TI é representada por um técnico que faz manutenção de uma máquina ou sistema.  

Atualmente a área de TI participa da definição de processos, implantação, cultura de valores, qualidade, normas e mais.  

Dessa forma, o ITSM gerencia esses serviços, que atualmente impactam em todos os setores de uma empresa, atuando com um conjunto de ferramentas usadas para aumentar a qualidade das operações de TI de uma empresa com sistemas adequados e alinhados aos seus objetivos.  

Importância em utilizar o ITSM 

Gerenciar todos os serviços pode ser um desafio e, por isso, as empresas precisam do ITSM para organizá-los de maneira eficaz enquanto garantem a entrega de valor real ao usuário final.  

Nesse caso, o ITSM ajuda na conexão dos profissionais de TI com os usuários finais que necessitam dos serviços desta área. Veja abaixo os benefícios de utilizar o ITSM em diferentes contextos. 

Importância para as empresas 

Utilizar o ITSM para empresas garante mais agilidade, redução de custos, menos problemas de TI com respostas eficientes e melhores serviços.  

Garante que a empresa consiga se adaptar de forma rápida às mudanças do setor e reduz problemas de TI.  

Além disso, quando há problemas, garante que a resposta seja mais ágil, diminuindo paralisações e custos. 

Importância para a TI 

O ITSM é responsável por render maior produtividade para a Tecnologia da Informação, por alinha os objetivos e aumentar a produtividade, além de diminuir os problemas enfrentados.  

Além disso, os usuários também tendem a ficar mais satisfeitos, já que suas necessidades passam a ser tratadas como prioridade.  

Por fim, é possível detectar e responder de forma mais ágil aos incidentes. 

Importância para os colaboradores 

Com ele, há suporte de TI durante todo o dia, melhorando a produtividade e desempenho.  

Os funcionários também podem compreender melhor os serviços de TI e, assim, entender como utilizá-los da melhor maneira.  

Além disso, com o ITSM, as equipes também podem compreender com mais profundidade quem é responsável por cada tarefa.  

Para completar, garante um total alinhamento empresarial ao mostrar o que a empresa e os usuários finais precisam e o motivo. 

Software e ferramentas de ITSM 

O software de ITSM permite que as equipes de TI se alinhem com as necessidades de negócios e adotem uma abordagem estratégica para a mudança organizacional, a transformação e o crescimento. 

E nossa parceira Ivanti, foi nomeada líder no Forrester Wave™: Enterprise Service Management, 4º trimestre de 2021 para ferramentas ITSM. 

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