O que é um plano de continuidade dos negócios?

Um plano de continuidade dos negócios é o sistema de procedimentos de uma organização para restaurar funções essenciais de negócios em caso de desastre não previsto, com um downtime mínimo.  

Esses desastres podem ser desastres naturais, panes de serviço, violações de segurança ou outras ameaças em potencial.  

A principal vantagem do planejamento de continuidade dos negócios (BCP) às organizações é a economia de recursos evitando a interrupção séria dos negócios. 

Componentes principais de um plano de continuidade dos negócios 

Um plano otimizado de continuidade dos negócios eficiente, que permita uma organização a enfrentar crises, avaliar danos rapidamente e se recuperar o mais rápido possível, precisa: 

– Que a empresa seja resiliente, ou seja, suas principais funções de negócios são projetadas em um contexto de possíveis desastres.  

Nessa etapa, a equipe de continuidade dos negócios realiza uma avaliação de risco em relação a cada função. 

Assim, são identificados os pontos fracos e suscetíveis e, na sequência, define proteções contra eles. 

 – Determinar quais funções serão prioritárias na colocação on-line.  

A equipe de TI define as metas de tempo para recuperação de desastres, para desenvolver o plano. 

Assim que as funções essenciais retornam à ordem de trabalho, vem a lista de funções prioritárias.  

– As organizações exigem um plano de contingência com caminhos ramificados que descrevem cadeias de comando, responsabilidades de partes interessadas e todo o conhecimento técnico preciso para o gerenciamento de emergências em cenários de desastre estabelecidos.  

Finalizando é determinado o tempo de recuperação para estabelecer a velocidade com a qual as operações de negócios devem ser recuperadas e uma análise de impacto nos negócios para determinar o êxito dos esforços de recuperação.  

Há também um relatório de desastre que mostra como o processo de planejamento de recuperação de desastres pode melhorar futuramente. 

Elementos de um plano de continuidade dos negócios eficiente 

Um plano de continuidade dos negócios eficiente inclui os seguintes elementos. 

1. Definir a estrutura de sua equipe 

Defina a hierarquia de tomada de decisões, para que todos saibam que terá esse poder em caso de emergência. 

Estruture uma equipe central de todos os departamentos, que dará continuidade aos negócios.  

Por fim, crie equipes de apoio dedicadas a funções relacionadas como resposta de emergência, comunicações, prontidão de respostas e de negócios no campus. 

2. Estabelecer um plano 

Identifique possíveis interrupções como quedas de energia, epidemias, incêndios, que possam afetar qualquer unidade da sua empresa. 

Nesse plano defina quais são as operações essenciais, quem irá realizá-las e como o trabalho será redirecionado se pessoas-chave não estiverem disponíveis e quem trabalhará em casa nas situações de interrupção prolongada. 

3. Testar seu plano de continuidade dos negócios 

Anualmente realize simulações de emergência completas e meça os resultados.  

4. Criar uma estratégia de comunicação da situação de crise 

Defina qual será o sistema de notificação das emergências, quem será notificado e deixe um roteiro de comunicações preparado, na qual só precise ser atualizado conforme for a emergência.  

5. Treinar as pessoas sobre os procedimentos de segurança 

Treine sua equipe sobre as etapas que devem ser realizadas em caso de emergência. Assim eles se familiarizam com os procedimentos.   

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