O que uma plataforma e-commerce B2B precisa ter
A pandemia do coronavírus mudou o mundo como o conhecíamos, e uma delas foi a aceleração do processo de transformação digital dos mercados, algo que já estava em curso, afetando não só e-commerce B2C (Business-to-customers) como também as plataformas e-commerce B2B (Business-to-business).
Ter uma plataforma e-commerce B2B se tornou algo essencial e que garantirá o sucesso do seu negócio.
Mas, não pense que é algo fácil de se escolher.
Abaixo, escreveremos algumas informações importantes para lhe auxiliar nessa escolha.
O e-commerce B2B
B2B significa “Business to Business” ou “De Empresa para Empresa”. Se trata de negócios realizados entre empresas.
E-commerce é o comércio digital, realizado por meio de sites e aplicativos pela internet.
O e-commerce B2B tem se expandindo a cada ano na mesma proporção que a exigência dos clientes em ter uma experiência de compra sem problemas.
Para simplificar, muitas empresas pensam em pegar uma solução de e-commerce B2C e adaptá-la para ser utilizada num ambiente de negócios B2B.
É aí que inicia o fracasso do seu negócio.
Afinal, o modelo de negócio B2B (Business to Business) tem questões específicas e regras, e muito mais complexo que um modelo B2C.
As soluções tecnológicas de e-commerce B2B precisam de um grau de sofisticação, flexibilidade e automatização muito maiores que uma plataforma B2C.
Seu principal desafio é entregar resultados significativos e reproduzir as particularidades de negócios do mundo offline para o mundo online.
Ele precisa facilitar experiência de compra B2B, para que este cliente retorne e a empresa amplie sua base para novos mercados.
Quais são as funcionalidades do e-Commerce B2B
Uma plataforma de e-commerce B2B é o local onde será anunciado seus produtos e serviços, realizará as negociações e administrará a relação com seus clientes.
O primeiro quesito necessário para a escolha da plataforma é que ela tenha sido elaborada para esse tipo de negócio.
As funcionalidades básicas são:
1. Catálogo Digital
Deverá ter um catálogo digital interativo, na qual serão criadas permissões quando um cliente se logar.
Nesse catálogo é necessário que você tenha um controle de quais produtos os consumidores poderão ver e comprar.
Outro ponto importante é a facilidade de navegação nele, reduzindo assim o tempo de acesso para a realização da compra, afinal, tempo é dinheiro.
2. Ferramentas de Autoatendimento
Conquiste cada vez mais clientes, dando autonomia para compra e gerenciamento de suas próprias contas com a funcionalidade de autoatendimento.
Ela pode ter gestão de conta e pedido, acompanhamento de entrega, pedidos recorrentes, possibilitando até recompras com apenas um click utilizando o histórico de compras.
Certamente seus consumidores terão mais motivação para fazer um pedido a qualquer momento, sem depender de ninguém (representante, vendedor, etc).
3. Workflow de compra
Reduza o tempo que necessário para a finalização de um pedido. Dessa forma você atenderá toda a estrutura organizacional dos seus clientes e a jornada de compra.
4. Integrações
Softwares de CRM, ERP, automação de marketing, entrega, pagamento e faturas, além de outros que auxiliam no funcionamento do seu negócio precisam ser integrados e conectados de forma contínua.
Dessa forma, além de simplificar as suas operações de negócio, facilitará a realização de diferentes funcionalidades em uma plataforma, resultando em uma experiência aprimorada para o seu consumidor final.
O que os clientes querem de uma experiência digital
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