plataforma e-commerce B2B

O que uma plataforma e-commerce B2B precisa ter

A pandemia do coronavírus mudou o mundo como o conhecíamos, e uma delas foi a aceleração do processo de transformação digital dos mercados, algo que já estava em curso, afetando não só e-commerce B2C (Business-to-customers) como também as plataformas e-commerce B2B (Business-to-business). 

Ter uma plataforma e-commerce B2B se tornou algo essencial e que garantirá o sucesso do seu negócio. 

Mas, não pense que é algo fácil de se escolher. 

Abaixo, escreveremos algumas informações importantes para lhe auxiliar nessa escolha. 

O e-commerce B2B 

B2B significa “Business to Business” ou “De Empresa para Empresa”. Se trata de negócios realizados entre empresas. 

E-commerce é o comércio digital, realizado por meio de sites e aplicativos pela internet.  

O e-commerce B2B tem se expandindo a cada ano na mesma proporção que a exigência dos clientes em ter uma experiência de compra sem problemas. 

Para simplificar, muitas empresas pensam em pegar uma solução de e-commerce B2C e adaptá-la para ser utilizada num ambiente de negócios B2B.  

É aí que inicia o fracasso do seu negócio. 

Afinal, o modelo de negócio B2B (Business to Business) tem questões específicas e regras, e muito mais complexo que um modelo B2C. 

As soluções tecnológicas de e-commerce B2B precisam de um grau de sofisticação, flexibilidade e automatização muito maiores que uma plataforma B2C.  

Seu principal desafio é entregar resultados significativos e reproduzir as particularidades de negócios do mundo offline para o mundo online. 

Ele precisa facilitar experiência de compra B2B, para que este cliente retorne e a empresa amplie sua base para novos mercados.  

Quais são as funcionalidades do e-Commerce B2B

Uma plataforma de e-commerce B2B é o local onde será anunciado seus produtos e serviços, realizará as negociações e administrará a relação com seus clientes.  

O primeiro quesito necessário para a escolha da plataforma é que ela tenha sido elaborada para esse tipo de negócio.  

As funcionalidades básicas são:  

1. Catálogo Digital 

Deverá ter um catálogo digital interativo, na qual serão criadas permissões quando um cliente se logar. 

Nesse catálogo é necessário que você tenha um controle de quais produtos os consumidores poderão ver e comprar. 

Outro ponto importante é a facilidade de navegação nele, reduzindo assim o tempo de acesso para a realização da compra, afinal, tempo é dinheiro. 

2. Ferramentas de Autoatendimento 

Conquiste cada vez mais clientes, dando autonomia para compra e gerenciamento de suas próprias contas com a funcionalidade de autoatendimento

Ela pode ter gestão de conta e pedido, acompanhamento de entrega, pedidos recorrentes, possibilitando até recompras com apenas um click utilizando o histórico de compras.  

Certamente seus consumidores terão mais motivação para fazer um pedido a qualquer momento, sem depender de ninguém (representante, vendedor, etc).  

3. Workflow de compra 

Reduza o tempo que necessário para a finalização de um pedido. Dessa forma você atenderá toda a estrutura organizacional dos seus clientes e a jornada de compra.  

4. Integrações  

Softwares de CRM, ERP, automação de marketing, entrega, pagamento e faturas, além de outros que auxiliam no funcionamento do seu negócio precisam ser integrados e conectados de forma contínua. 

Dessa forma, além de simplificar as suas operações de negócio, facilitará a realização de diferentes funcionalidades em uma plataforma, resultando em uma experiência aprimorada para o seu consumidor final.  

O que os clientes querem de uma experiência digital  

Os clientes B2B estão esperando experiências inovadoras de comércio online, que estão à altura das suas interações B2C.  

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