Proteção de Kubernetes
Com o intenso processo de digitalização pelo qual as organizações estão passando, o uso da nuvem nativa cresceu de maneira significativa e essa plataforma de infraestrutura open source viu sua adoção crescer rapidamente, se tornando a preferida entre os profissionais de TI.
Mas, afinal de contas, por que é tão importante a proteção de Kubernetes?
É o que descobriremos nas linhas a seguir.
A importância da proteção de Kubernetes na sua empresa
O Kubernetes passou por um enorme processo de adoção nos últimos anos, mas nem sempre os investimentos em segurança acompanharam esse ritmo. Em combinação com a falta de conscientização sobre segurança e a inevitável falta de habilidades, os incidentes de segurança podem causar consequências devastadoras.
Os problemas de segurança são responsáveis por atrasar ou desacelerar o desenvolvimento e a implantação das aplicações. No caso de realmente haver um incidente, os problemas de segurança do Kubernetes e do container também contribuem com a perda de receita ou de clientes, a rescisão de funcionários e impactos adicionais nas operações da empresa.
A seguir uma lista de motivos para sua empresa adotar a proteção de Kubernetes:
1. Sofisticação dos ataques
Os ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados e capazes de atingir as infraestruturas críticas das organizações. As estratégias de segurança tradicionais já não são mais suficientes para inibir os ciberataques, sendo necessário uma abordagem inovadora e avançada de proteção de dados moderna. O objetivo é que, mesmo que uma empresa seja atacada, consiga mitigar os riscos e manter a continuidade dos negócios. Por isso, o backup de Kubernetes permanece como um pilar fundamental em qualquer plano de segurança da informação.
2. Segurança específica
Consequentemente, as empresas entenderam que não dá para proteger Kubernetes da forma tradicional como vinham fazendo. Em função disso, a demanda por um software que entenda, gerencie e proteja essas cargas de trabalho nativamente já é uma realidade entre as organizações. É imprescindível uma plataforma capaz de oferecer às equipes de operações um sistema fácil de usar e escalável, que o protege com as características que ele demanda, incluindo criptografia de nível corporativo, funções de gerenciamento de identidade e acesso e muito mais, não da maneira convencional.
3. Suscetível a falhas
Todo desenvolvimento de aplicações que envolve grandes bibliotecas de códigos abertos é passível de falhas e erros. Um bug ou um acesso mal configurado pode gerar panes ou levar os atacantes a assumir o controle da aplicação. Além disso, o Kubernetes é atualizado com frequência e é preciso ficar atento à aplicação dos patches no tempo certo, caso contrário os cibercriminosos encontram brechas de segurança para explorar possíveis vulnerabilidades.
4. Respeito às origens
Trabalhar em um ambiente totalmente novo, como DevOps, com um ecossistema diferente, é necessário não apenas uma mudança de tecnologia, mas como você opera. É imprescindível a adoção de uma ferramenta capaz de implementar as políticas de proteção corretas sem comprometer os ciclos de desenvolvimento ou implantação.
5. Ransomware, uma ameaça iminente
Sim, o ransomware, modalidade de ataque que vem gerando pesadelos (e prejuízos) para as companhias ao redor do mundo, incluindo o Brasil, também pode atingir os dados em Kubernetes. É verdade que o ransomware atinge mais as aplicações tradicionais, mas, à medida que as aplicações nos ambientes de Kubernetes aumentam, o número de ameaças direcionadas com essa plataforma tendem a aumentar de maneira considerável daqui para frente.
Soluções completas para proteção de dados
A SManager sabe o quanto Kubernetes é estratégico para as companhias, principalmente para melhorar a qualidade, aumentar a escalabilidade e acelerar a entrega de aplicações para as áreas de negócios.
Clique aqui e entre em contato com o setor de vendas para ter a melhor experiência em proteção de dados de Kubernetes junto as soluções completas de nossos parceiros!