Ransomware: como deter essa ameaça

Os ataques ransomware tiveram crescimento significativo e vem preocupando cada vez mais empresas de todo porte. 

No ano passado houve um aumento acima de 300% no total de pagamentos realizados por vítimas de ataques do tipo. 

Esse dado evidenciou que à medida que empresas ficam mais digitais, elas também se tornam mais vulneráveis, ao ampliar os pontos de entrada para ataques do gênero.  

O ransomware representa uma ameaça significativa tanto para os usuários privados como para empresas.  

Por isso, é importante estar atento à ameaça que ele representa e estar o mais preparado possível para todas as eventualidades. 

O que é ransowmare 

Ransomware é um malware que criptografa arquivos importantes no armazenamento, tanto local quanto de rede.  

Os atacantes desenvolvem esse malware para ganhar dinheiro com extorsão digital, já que para descriptografar os arquivos, é exigido um resgate.  E mesmo assim, corre o risco de o invasor não enviar a chave de descriptografia. 

A única maneira de recuperar as informações é através de um backup. 

Como detectar um ransomware  

A prevenção é a melhor saída para se proteger contra ransomware.  

E um software de segurança certo, um olhar atento e verificações de vulnerabilidade podem auxiliar você a descobrir intrusos em seu sistema.  

É fundamental atualizar sempre o software do dispositivo para se beneficiar dos mais recentes patches de segurança e evitar que seu computador seja alvo ideal para o ransomware. 

Também é importante ter cautela ao acessar sites e abrir anexos de e-mails.  

Todo cuidado é pouco quando se trata desse tipo de ataque, e mesmo assim é importante ter um plano de contingência. 

E nesse caso, um plano de contingência consiste em ter um backup de seus dados. 

Como se proteger do ransomware 

O backup não irá evitar esse tipo de ataque, porém é a melhor defesa quando a estratégia de cibersegurança não conseguiu barrar o ataque. 

Uma estratégia de backup robusta precisa ter ferramentas capazes de minimizar os riscos e danos causados. Ferramentas essas capazes de monitorar, detectar e recuperar os dados.  

Para saber se a ferramenta é a correta, ela deve controlar o acesso aos dados, monitorar as atividades e responder rapidamente às ameaças. 

Nossa sugestão é a ferramenta Backup & Replication V11 da Veeam, que traz recursos como imutabilidade do backup e replicação contínua, objetivando proteger os dados de forma a entregar maneiras de manter os backups seguros mesmo em cenários de ataque, assim como habilitar uma resposta rápida para tornar o ambiente operacional e disponível em um intervalo de tempo muito inferior do que é possível com tecnologias legadas. 

Conclusão 

Entre em contato com um de nossos especialistas e entenda como recursos de gerenciamento de dados podem ajudar a aplacar os danos causados pelo ransomware. 

Entenda como recursos de imutabilidade e gerenciamento de dados da Veeam podem ajudar a mitigar danos quando o assunto é ransomware.