texto à esquerda O que é transformação digital, à direita a logo da SManager e no rodapé suas redes sociais

O que é transformação digital?

Transformação digital é quando as organizações adotam formas novas e inovadoras de se fazer negócios com base em avanços tecnológicos.

Trata-se do processo de mudar algo usando ferramentas digitais e de descrever a adoção de tecnologia e, potencialmente, mudanças culturais para melhorar ou substituir o que existia antes. A transformação digital não é um produto ou solução a ser comprada, mas afeta tudo o que se relaciona com TI em qualquer setor.

Nosso mundo é digital, e esperamos que a tecnologia funcione perfeitamente para nós.

Nossos smartphones carregam todos os dados necessários (e mais) para serem produtivos o dia todo, desde ferramentas de processamento de palavras até calendários, notificações de energia doméstica e opções de transporte, serviços de entrega de comida e previsão do tempo.

Mas é quando a tecnologia não funciona que mais sentimos sua falta.

É por isso que as organizações precisam investir em tecnologias que atendam aos funcionários e consumidores da mesma forma e conforme o esperado.

As tecnologias de nuvem, aplicações mobile e tudo “como serviço” exigem novos tipos de armazenamento, análise, automação e gerenciamento.

Uma inovação gera outra. Uma nova tecnologia gera aprimoramentos de processos, que geram melhores produtos e serviços. Com isso, os clientes exigem cada vez mais melhorias porque se acostumaram a determinadas experiências do cotidiano.

Incorporando a transformação digital

A vantagem (e desvantagem) da transformação digital é que não há uma única e simples solução. Mudar o modo como você vai trabalhar com a tecnologia amanhã depende totalmente de como você trabalha com ela hoje.

Cada empresa começa de um estágio diferente, portanto, não há uma estrutura, um manual de estratégia ou roadmap de transformação digital que seja universalmente aplicável. Não é possível criar uma arte revolucionária por comitê ou framework, e também não dá para ser inovador em TI dessa forma. Sua organização pode precisar repensar o software, as metodologias de desenvolvimento, os processos de negócios e as responsabilidades dos funcionários. Ou, se já estiver em uma boa posição de arquitetura, talvez só precise adicionar novas funções.

Aderir ao digital é uma estratégia de longo prazo, e não uma tática de curto prazo. Ela precisa envolver uma mudança cultural e tecnológica para gerar sucesso duradouro para a organização e para os negócios.

Esse processo não precisa ser revolucionário ou disruptivo (os progressos evolucionário, incremental e iterativo não deixam de ser um progresso). O objetivo deve ser se acostumar com a mudança antes que o mercado faça essa exigência.

Porque mais cedo ou mais tarde, o mercado exigirá uma mudança. Não importa se seu negócio é fazer aviões voarem ou vender jornais, a ameaça da disrupção está próxima.

Por que investir em soluções open source

As tecnologias que impulsionam a transformação digital são todas open source, como big data, dispositivos mobile, nuvem e containers.

As principais tecnologias de container, Kubernetes e Moby, também são open source. E os maiores fornecedores de nuvem pública atuais utilizam software open source.  

A transformação digital é a evolução impulsionada pela tecnologia, e as principais tecnologias por trás dessa transformação são open source.

Sendo assim, podemos dizer que a transformação digital é tipicamente open source.

Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre as soluções open source da nossa parceira Red Hat.