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Tenha uma transformação digital de sucesso

Se a tecnologia foi a prioridade em seu projeto de transformação digital, certamente o resultado não foi o esperado. 

Embora seja uma transformação digital, as pessoas e os processos precisam receber a mesma atenção que a tecnologia. 

Uma empresa que desenvolve competências nessas áreas, se adapta mais rapidamente às novas demandas e aumenta a satisfação dos usuários. 

É possível prevenir falhas e gerar resultados positivos utilizando os cinco principais elementos para planejamento de investimentos em tecnologia. 

Qualquer falha ou déficit em qualquer um desses elementos, compromete o resultado dos programas de transformação digital. 

Os 5 elementos para uma transformação digital de sucesso

1 – LIDERANÇA

Dê incentivo à liderança, ao promover uma cultura de colaboração e experimentação. Priorize comunicações transparentes e acabe com as barreiras desnecessárias entre os departamentos. 

Crie uma meta e uma visão comuns, fazendo com que todas as equipes se sintam integradas no processo. 

O investimento contínuo em aprendizado é uma excelente ferramenta de incentivo aos seus colaboradores. 

E em caso de fracasso, não utilize a cultura da culpa ou punição. 

2 – PRODUTO

Tire o foco dos projetos e coloque nos produtos. Afinal, os projetos encerram após a conclusão do plano, mas os produtos se tornam presentes conforme a mudança das demandas. 

Teste o produto, faça experiências com ele e caso fracasse, tire proveito do momento e utilize esse resultado como aprendizado. E realize outra experiência até que o resultado seja satisfatório. 

3 – DESENVOLVIMENTO

Inove no desenvolvimento, através da empatia entre todas as equipes e seus usuários, com o incentivo da comunicação entre eles. 

Promova uma cultura de curiosidade e pesquisa e busque um feedback imediato. 

Dê liberdade a seus colaboradores para resolver problemas de forma criativa, oferecendo oportunidades de desenvolvimento de competências. 

E invista em testes, na excelência técnica e na integração contínua. 

4 – ARQUITETURA

Construção de uma arquitetura sólida, com o equilíbrio de custo, desempenho e características de falha.  

Crie uma arquitetura orientada a eventos, através do desenvolvimento de competências em técnicas de microsserviços, como padrões de disjuntores, cache, malha de serviços e descoberta de serviços, ou trabalhe com um parceiro qualificado. 

Adote a arquitetura com serviços padronizados para que os desenvolvedores se concentrem na lógica do domínio e não nos padrões de design.  

Além disso, a padronização dos serviços pode apresentar métricas de desempenho em tempo real e simplificar a solução de problemas. 

5 – OPERAÇÕES

Promova empatia por desenvolvedores e gerentes de produtos e trabalhem juntos para encontrar soluções aceitáveis. 

Execute mecanismos para detectar e identificar falhas, e desenvolva a compreensão técnica para corrigir e aprender com os incidentes.  

Conduza a análise pós-incidente para aprender e não para culpar. 

Comece agora mesmo

Entre em contato com a SManager e obtenha a orientação de nossos especialistas sobre como desenvolver os elementos em seu projeto para uma transformação digital de sucesso.