texto à esquerda Os desafios para a transformação digital no setor público , à direita a logo da SManager e no rodapé suas redes sociais

Os desafios para a transformação digital no setor público  

Após concluirmos que a experiência do usuário passou a ser relevante também no setor público, também precisamos ter a noção de que os desafios para a transformação digital nesse setor são grandes, mas nada impossíveis. 

Dúvidas sobre a transformação digital no setor público 

As dificuldades da transformação digital no governo podem gerar algumas dúvidas, como por exemplo, a integração dos sistemas de inventário relevantes, a independência e flexibilidade do setor público no desenvolvimento de suas ofertas, como garantir a segurança mais rígida possível, especialmente ao lidar com dados sensíveis, etc.    

Em muitos casos, as plataformas de experiência digitais (DXPs) têm surgido como a tecnologia escolhida para trazer uma experiência do cidadão positiva levando em consideração todos os desafios mencionados acima.  

Como refletido no nome, as DXPs são plataformas que oferecem a base para ofertas digitais de ponta.  

Em outras palavras, diferente de softwares desenvolvidos para um propósito específico, as DXPs podem ser utilizadas como o esqueleto de todas as ofertas digitais.  

Elas formam um conjunto de ferramentas com diferentes funcionalidades que vão desde gestão de conteúdos a edição de conteúdo e inúmeras funções para administração e desenvolvimento de interfaces, fluxos de trabalho, bancos de dados de usuários, catálogos e muito mais.  

Assim, uma DXP é incorporada aos processos existentes de uma administração pública ou fornecedor, e os torna acessíveis aos usuários como uma oferta digital.  

Indo além dos canais digitais  

Mesmo que muitos dos esforços para melhorar a experiência do cidadão passem por canais digitais, no final das contas o que vale para os olhos do público é a interação geral com a administração pública.  

Claro, a acessibilidade das ofertas digitais exerce um papel fundamental aqui, mas também é relevante o quão adaptada e útil é a solução para o problema em questão.  

Apesar dessa mistura de processos digitais e analógicos ser lógica em um primeiro momento, ela não é tão fácil de ser implementada.  

Por isso, as plataformas de experiências digitais oferecem uma solução através de sua capacidade de integrar diferentes ferramentas e sistemas e, consequentemente, uma experiência do cidadão positivada em todos os pontos de contato.  

Liferay: a DXP para o setor público  

O produto open source da nossa parceira Liferay conhecida por sua performance tecnológica e também por sua alta conectividade.  

Como uma plataforma de API-first, Liferay pode ser facilmente integrada a qualquer ferramenta existente no setor público para conectar processos internos e ofertas digitais.  

Por ser uma plataforma de código aberto, os órgãos públicos possuem total liberdade para desenvolver o que quiserem enquanto também se beneficiam de da segurança de alto nível e de manutenções frequentes a partir dos modelos de subscrição da Liferay. 

Clique aqui e consulte nossos especialistas.