Tenha uma transformação digital de sucesso
Se a tecnologia foi a prioridade em seu projeto de transformação digital, certamente o resultado não foi o esperado.
Embora seja uma transformação digital, as pessoas e os processos precisam receber a mesma atenção que a tecnologia.
Uma empresa que desenvolve competências nessas áreas, se adapta mais rapidamente às novas demandas e aumenta a satisfação dos usuários.
É possível prevenir falhas e gerar resultados positivos utilizando os cinco principais elementos para planejamento de investimentos em tecnologia.
Qualquer falha ou déficit em qualquer um desses elementos, compromete o resultado dos programas de transformação digital.
Os 5 elementos para uma transformação digital de sucesso
1 – LIDERANÇA
Dê incentivo à liderança, ao promover uma cultura de colaboração e experimentação. Priorize comunicações transparentes e acabe com as barreiras desnecessárias entre os departamentos.
Crie uma meta e uma visão comuns, fazendo com que todas as equipes se sintam integradas no processo.
O investimento contínuo em aprendizado é uma excelente ferramenta de incentivo aos seus colaboradores.
E em caso de fracasso, não utilize a cultura da culpa ou punição.
2 – PRODUTO
Tire o foco dos projetos e coloque nos produtos. Afinal, os projetos encerram após a conclusão do plano, mas os produtos se tornam presentes conforme a mudança das demandas.
Teste o produto, faça experiências com ele e caso fracasse, tire proveito do momento e utilize esse resultado como aprendizado. E realize outra experiência até que o resultado seja satisfatório.
3 – DESENVOLVIMENTO
Inove no desenvolvimento, através da empatia entre todas as equipes e seus usuários, com o incentivo da comunicação entre eles.
Promova uma cultura de curiosidade e pesquisa e busque um feedback imediato.
Dê liberdade a seus colaboradores para resolver problemas de forma criativa, oferecendo oportunidades de desenvolvimento de competências.
E invista em testes, na excelência técnica e na integração contínua.
4 – ARQUITETURA
Construção de uma arquitetura sólida, com o equilíbrio de custo, desempenho e características de falha.
Crie uma arquitetura orientada a eventos, através do desenvolvimento de competências em técnicas de microsserviços, como padrões de disjuntores, cache, malha de serviços e descoberta de serviços, ou trabalhe com um parceiro qualificado.
Adote a arquitetura com serviços padronizados para que os desenvolvedores se concentrem na lógica do domínio e não nos padrões de design.
Além disso, a padronização dos serviços pode apresentar métricas de desempenho em tempo real e simplificar a solução de problemas.
5 – OPERAÇÕES
Promova empatia por desenvolvedores e gerentes de produtos e trabalhem juntos para encontrar soluções aceitáveis.
Execute mecanismos para detectar e identificar falhas, e desenvolva a compreensão técnica para corrigir e aprender com os incidentes.
Conduza a análise pós-incidente para aprender e não para culpar.
Comece agora mesmo
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