Como automatizar a sua empresa
Automatizar a sua empresa é uma atitude adotada a fim de buscar ganhos de eficiência e produtividade, independente de qual setor ela seja.
Através de várias técnicas, abordagens e filosofias, essas empresas estão alcançando diversos níveis de sucesso.
A automação em toda a empresa é uma medida interessante, capaz de gerar resultados em pouco tempo, com processos consistentes e repetíveis que apoiam a evolução da cultura DevOps.
O início da jornada da automação
A jornada da automação inicia no momento em que você descobre as possibilidades e gera valor para a sua empresa.
Além de abrir espaço para a inovação, a automação facilita a integração em toda a empresa, através da definição das ferramentas e processos simplificados.
Porém, é uma tarefa complexa conseguir o apoio à automação em toda a empresa.
Mesmo os líderes de TI e negócios sabendo que esta é a solução, muitos não sabem como estruturar suas estratégias.
Principais premissas
As principais premissas da automação são:
– O segredo para o sucesso em longo prazo é unir os sistemas de automação através de uma plataforma de orquestração centralizada.
– Algumas áreas se beneficiariam mais da automação, por exemplo, automação de segurança e de rede, infraestrutura como código e conformidade de sistemas;
– As organizações de TI se beneficiam de ter uma fonte confiável, onde as equipes podem consultar códigos, ferramentas e processos de automação bem-sucedidos enquanto ampliam seus esforços;
– Através da gestão dos serviços de TI (catálogos de serviços automatizados, sistemas de emissão de tíquetes e ciclos de vida de ativos), os recursos de autoatendimento desempenham um papel importante.
Boa estratégia de automação
Para uma boa estratégia de automação é preciso que toda a empresa foque em:
– Adoção, da visão à execução, em toda a empresa, destacando o conhecimento compartilhado e a simplicidade;
– Responsabilização de todos os integrantes da empresa, assumindo cada qual o compromisso com seus próprios objetivos;
– Governança por intermédio de processos prescritivos que atingem as metas de automação e geram resultados repetíveis;
– Padrões que servem como base e que oferecem a extensibilidade precisa para atingir as metas da equipe e da empresa;
– Segurança com um pipeline simplificado para reduzir o risco de invasão ou substituição da automação, assim como uma abordagem proativa quanto à solução de vulnerabilidades, dados repetíveis e reutilizáveis e práticas de conformidade.
Saiba mais sobre Como a automação de processos pode revolucionar o seu negócio
Descobrir as oportunidades de ganho em pouco tempo
Seu primeiro passo na jornada de automação tem como objetivo descobrir uma única área ou processo que possibilite elaborar um convincente projeto-piloto que demonstre o valor da automação em toda a empresa.
Identifique as demandas organizacionais e implante a colaboração entre as equipes objetivando a solução de problemas e obtenção de resultados mensuráveis.
Para o sucesso dessa etapa recomendamos que comece criando uma fonte confiável e uma central de aprendizado para capacitar a equipe.
Dessa forma, todos os integrantes da empresa estarão sempre atualizados com seus recursos de automação.
Outras recomendações são a criação de um arquivo centralizado de automação, investir em programas de certificação e capacitação e compor uma comunidade interna de prática.
A organização é fundamental nessa primeira etapa de automação.
E a descoberta é o momento de fazer as perguntas certas para entender plenamente o motivo de cada etapa do processo.
Sendo assim, reúna todas as partes interessadas para identificar:
– Os processos demorados que representam oportunidades de automação;
– Os envolvidos nestes processos e suas respectivas atividades responsáveis;
– Quais etapas são desnecessárias;
– Quais sistemas de automação já estão em uso e o que é necessário para dimensionar a solução.
Inicie aos poucos, automatizando apenas um processo.
Algumas sugestões para começar:
– Automação da segurança: vulnerabilidades. prevenção da perda de dados, aplicação de patches, proteção e conformidade;
– Práticas simplificadas de desenvolvimento e implantação: integração de código e processo de criação. avaliações de testes e implantação no pipeline de desenvolvimento;
– Ambientes automatizados de cloud híbrida: autoatendimento e métodos de solicitação, implantações de infraestrutura;
– Rede acelerada e simplificada: interrupções programadas, fluxos reutilizáveis, dimensionamento sob demanda (sem envolvimento humano).
Desenvolver um projeto-piloto atraente
Agora é a etapa de transformar suas ideias em ação.
Através da automação de um conjunto inicial de fluxos de trabalho, baseado nas descobertas da etapa inicial, com objetivo de gerar um impacto significativo e positivo nos negócios e na TI.
Elabore um projeto-piloto relevante às situações reais de uso e mostre a segurança que suas equipes terão com uma solução funcional de automação.
Para seu projeto-piloto ser atraente, ele deve:
– Trazer uma conquista rápida para a empresa liberando tempo para a equipe trabalhar em
projetos mais importantes;
– Gerar resultados significativos que auxiliem a evitar redundância, incoerências, perda de tempo com tarefas manuais ou processos dispendiosos;
– Automatizar um processo ou conjunto de processos muito usado, que pode facilmente ser automatizado em um curto espaço de tempo e com o menor risco, sem deixar de render benefícios mensuráveis;
– Oferecer comunicações e processos frequentes para evitar obstáculos e aumentar a visibilidade da iniciativa de automação.
Essa implementação de produto mínimo viável (MVP, Minimum Viable Product) vai proporcionar uma grande vitória para a organização e para a sua estratégia de automação.
Promover os resultados de sucesso
Agora você vai divulgar o sucesso de sua produção às outras equipes da organização.
Ao apresentar seus resultados de sucesso, você estimula as equipes a aceitarem a automação em toda a empresa.
Com o uso de fluxos de automação padronizados nos sistemas operacionais ou de suporte, é possível acelerar o seu progresso na jornada rumo à automação em toda a empresa.
Como parte do processo, mantenha o engajamento e a interação das equipes envolvidas no gerenciamento de mudanças.
Agora você pode buscar oportunidades de implantar a sua estrutura de automação em outras áreas, ao:
– Criar ferramentas de autoatendimento para gerenciar os
serviços de TI;
– Aumentar o escopo ao adicionar novos recursos de automação de aplicações às estruturas atuais;
– Transformar cada interação em um novo MVP;
– Criar uma fonte confiável, documentando o seu trabalho e repetindo suas práticas para que os outros integrantes da empresa aprendam com suas conquistas.
Acelerar a adoção da automação
Nesse momento você já tem o suficiente para acelerar a automação.
Para isso, estabeleça a sua CoP (centro de excelência), ou seja, quais especialistas assumirão o compromisso de trazer outras equipes que necessitam de auxílio com a automação na sua empresa.
Cada nova equipe começa com um projeto-piloto exclusivo. Essa prática aprimora a percepção da automação ao envolver as equipes em áreas de negócios, TI e operações para estimular ganhos em toda a empresa.
A CoP de automação é uma equipe central de conhecedores de automação de vários departamentos, inclusive especialistas em automação (SMEs), arquitetos de TI, desenvolvedores e PMEs de negócios e TI.
Capacitada por um idioma comum e práticas padrão que auxiliam toda a empresa a criar, compartilhar e usar a automação.
Otimizar e tornar a sua empresa pioneira em automação
Agora que você já conseguiu criar uma cultura de automação em sua empresa, é necessário adotar uma abordagem de priorização da automação.
Sem deixar de se atualizar quanto às práticas de automação, para usar as mais recentes tecnologias e práticas.
A otimização da TI é uma questão de equilíbrio entre modernização e orçamento.
A automação é uma cultura e uma prática e deve ser o novo idioma corporativo: pela aceleração, todos aprenderão a falar a mesma língua.
Seu foco em inovação resultará na transformação da sua empresa, seja qual for a etapa que a sua empresa vive na jornada da automação.
O diferencial da Smanager e da Red Hat
A jornada da automação leva à transformação e inovação.
A SManager e a Red Hat leva competências avançadas de automação diretamente para a sua organização.
Com esse conhecimento, você poderá produzir roteiros, criar estruturas, alinhar equipes, simplificar processos e promover o uso conjunto de sistemas e aplicações corporativas.
Seja qual for o seu nível de experiência, a SManager e a Red Hat podem ajudar na sua jornada para automatizar a sua empresa.