As vantagens do Serverless
Como já conhecemos os principais conceitos e características sobre Serverless, é importante avaliarmos as principais vantagens em utiliza-las, segue abaixo algumas delas:
Gerenciamento operacional simplificado
A plataforma Serverless fornece uma separação clara entre serviços de infraestrutura e aplicativos executados no topo da plataforma. A funcionalidade de dimensionamento automático não apenas reduz o custo de computação, mas também as despesas gerais de gerenciamento operacional.
Rápida inovação
Os engenheiros de produto podem inovar em ritmo acelerado ou à medida que a arquitetura sem servidor alivia os problemas de engenharia de sistemas na plataforma subjacente. Assim, oferece menos tempo para operações que traduz em uma aplicação suave de DevOps e metodologias ágeis.
Custo operacional reduzido
Semelhante a IaaS e PaaS, a redução de custos de infraestrutura e recursos humanos é a vantagem básica da arquitetura sem servidor, em que você paga por servidores gerenciados, bancos de dados e lógica de aplicativo.
Flexibilidade
A própria natureza de ajuste dos servidores, sem a necessidade de atuação direta por parte dos usuários, proporciona um nível bem maior de agilidade do que a simples aplicação em nuvem.
Desse modo, se torna possível escalar um sistema e aplicações de acordo com um cenário de grande crescimento. Assim, um dos grandes diferenciais do Serverless é a possibilidade de passar o controle de ajuste de desempenho dos servidores puramente individuais para unidades gerais de consumo, como a memória ou o throughput.
Como esse tipo de trabalho não recai nas mãos da equipe interna de TI, os colaboradores podem se dedicar a outras tarefas, como colocar os planos de negócio em prática direta. Eles não terão que se preocupar com a adequação e alocação diretas de novos processos no sistema.
O processo de otimização também influi positivamente na redução de custos no modelo FaaS. As melhorias no desempenho que podem ser realizadas no código garantem o aumento da velocidade do aplicativo e, também, no corte de despesas operacionais.
Diminuição dos riscos de ameaças diretas à infraestrutura
Retirar o gerenciamento de dentro da organização é, ainda, uma forma de diminuir brechas de seguranças, às quais todo o sistema está exposto. Assim, bons provedores de Serverless computing contam com equipes especializadas no assunto e em proteção geral contra ataques.
Desse modo, sua empresa passa a ter um controle maior sobre as atualizações realizadas, acompanhamento especial dos possíveis riscas e planos de contingência realizados sob demanda, garantindo a disponibilidade contínua do sistema.
Tirar o gerenciamento de dentro da empresa é uma forma também de diminuir as brechas de segurança às quais um sistema está exposto no dia a dia.
Por melhor que seja a sua equipe interna, a verdade é que nem todos os colaboradores estarão disponíveis para monitorar todas as ameaças. Com a contratação de um bom provedor de Serverless, o seu negócio passa a contar com tecnologia de ponta e profissionais totalmente dedicados a tudo o que envolve a computação em nuvem.
Integração dos diferentes setores da empresa
Como as funcionalidades oferecidas pelo modelo Serverless conseguem se adaptar de acordo com a produção e operação de cada setor da sua empresa, se torna mais fácil integrar os profissionais de áreas diversas.
Além disso, o modelo também fornece integração otimizada entre processos em um sistema único, além de flexibilidade nas ferramentas. Desse modo, cada tarefa será realizada da melhor forma possível, sempre respeitando as características do seu negócio.
Vantagem competitiva significativa
A transformação digital tem transformado todo o modo pelo qual as empresas se relacionam com a tecnologia. É preciso estar sempre acompanhando as tendências para garantir que o seu negócio não se torne obsoleto e possa gerar oportunidades de forma contínua.
Investir na Serverless computing é um modo interessante de ganhar mais competitividade. Isso porque você estará apostando na otimização de processos e agilidade na entrega de resultados.
Podemos dizer que o modelo Serverless é a evolução de uma tecnologia já consolidada no mercado, a computação em nuvem. Ele busca as melhores práticas e métodos para facilitar ainda mais a vida do profissional de TI.
Ele permite, portanto, que a equipe interna não precise se ocupar tanto com o gerenciamento e manutenção continuada dos sistemas. Ao serem liberados dessas atividades, os profissionais conseguem se dedicar exclusivamente à inovação e ao core business da organização.
Por que usar Serverless
Ao usar um server você deixa de ter os problemas do cenário antigo da TI, onde não existe mais a compra, configurações e, claro, o ataque.
Como é possível notar, com o fim dos servidores os serviços também ficam mais escaláveis, além de elásticos.
Portanto, trata-se de um novo cenário recheado de facilidades para os desenvolvedores, da geração de novas funcionalidades, até a resolução de problemas da empresa de forma mais rápida e eficiente. Tudo isso garante uma elevação no nível de segurança da informação dentro da TI.
Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre as soluções Serverless de nosso parceiro Datadog.