O que é edge computing?
A edge computing, também conhecida como computação de borda, é aquela na qual o processamento acontece no local físico (ou próximo) do usuário ou da fonte de dados.
Com o processamento mais próximo, os usuários recebem serviços mais rápidos e confiáveis, enquanto as empresas usufruem da flexibilidade da cloud computing híbrida.
Quais são os benefícios da edge computing?
A edge computing pode significar serviços mais rápidos e estáveis a um custo reduzido.
Para empresas e provedores de serviços, ela significa aplicações com baixa latência e alta disponibilidade e monitoramento em tempo real.
Para os usuários, ela significa uma experiência mais rápida e consistente.
A edge computing pode:
– reduzir os custos de rede;
– evitar limites de largura de banda;
– diminuir os atrasos na transmissão;
– restringir as falhas no serviço;
– oferecer maior controle sobre a movimentação de dados confidenciais.
Para aplicações que se beneficiam de tempos de resposta menores, como as de realidade virtual e aumentada, o processamento na borda é uma grande vantagem, já que o tempo de carregamento é reduzido e os serviços online são implantados mais próximos dos usuários para viabilizar recursos de armazenamento em cache dinâmico e estático.
Outros benefícios da edge computing são a habilidade de conduzir análises de big data e agregação localmente, possibilitando a tomada de decisões quase imediata.
Além disso, a edge computing reduz o risco de exposição de dados confidenciais porque armazena localmente a capacidade de processamento. Assim, as empresas conseguem aplicar práticas de segurança e estar em conformidade com políticas regulatórias.
Ao manter a capacidade de computação local, instalações regionais podem continuar a operar de forma independente, mesmo que aconteça uma interrupção na operação da instalação principal.
O custo da largura de banda para fazer a movimentação dos dados entre as instalações principal e regionais também é reduzido quando o processamento é mantido próximo a fonte.
Uma plataforma de edge pode ajudar a manter a consistência das operações e do desenvolvimento de apps. Diferentemente de um data center, ela deve oferecer suporte à interoperabilidade para acomodar uma grande variedade de ambientes de hardware e software.
Uma estratégia de edge eficiente também permite que produtos de vários fornecedores trabalhem juntos em um ecossistema aberto.
Como as empresas usam edge computing com datacenters e nuvens públicas?
A edge é uma estratégia que estende um ambiente uniforme do datacenter principal para locais físicos próximos aos usuários e dados.
Assim como uma estratégia de nuvem híbrida permite que as organizações executem as mesmas cargas de trabalho nos próprios datacenters e na infraestrutura de nuvem pública (como Amazon Web Services, Microsoft Azure ou Google Cloud), uma estratégia de edge estende um ambiente de nuvem para muitos mais locais.
A edge computing é utilizada em vários setores atualmente, incluindo telecomunicações, manufatura, transporte, serviços públicos e muitos outros. Os motivos que levam as pessoas a adotarem a edge computing são tão diversos quanto as organizações a que elas oferecem suporte.
Como podemos ajudar você com a edge computing?
Agora que detalhamos o que é e quais os benefícios da edge computing, clique aqui e consulte nossos especialistas sobre as soluções de nossa parceira Red Hat.
Com um extenso portfólio, as soluções da Red Hat oferece conectividade, integração e infraestrutura que servem de base para serviços de plataforma, aplicações e desenvolvimento.
Essas soluções poderosas ajudam os clientes a resolver até mesmo os casos de uso mais complicados.