Cloud Computing

Cloud computing, conhecida também como computação em nuvem, é um dos termos mais populares no mundo da tecnologia. 

A nuvem surgiu como uma forma de democratizar informações e melhorar a experiência de quem depende de recursos tecnológicos em nível pessoal ou profissional. 

A cloud computing já faz parte da rotina de várias empresas. Muitos gestores optam por um sistema na nuvem para viabilizar o home office imposto pela pandemia, otimizar rotinas e melhorar a prestação de serviços do negócio. 

Com ela, as empresas ganham mais flexibilidade em relação a dados e informações, que podem ser acessados a qualquer hora.  

É ideal para empresas com sedes ao redor do mundo ou em diferentes ambientes de trabalho, abrangendo locais remotos.  

O que é cloud computing 

A computação em nuvem é a tecnologia que permite o uso remoto de recursos da computação através da Internet. 

Dessa forma, a computação em nuvem permite que o usuário acesse remotamente, por meio de qualquer computador, tablet ou telefone celular, softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados. 

Tudo isso sem a necessidade de conectar-se a um computador pessoal ou servidor local.  

Seu único requisito é ter uma conexão de Internet.

Como funciona 

A computação em nuvem usa um servidor remoto para conectar dispositivos dos usuários a recursos centralizados. Um servidor remoto armazena todos os dados e programas de que você precisa e pode estar no seu próprio país ou do outro lado do mundo, por exemplo, no Japão. 

O que importa mesmo é que é possível acessar os arquivos de qualquer lugar, mesmo que eles estejam armazenados do outro lado do mundo.  

Tipos de Cloud Computing 

Nuvem Privada 

Aqui, a empresa mantém a infraestrutura de cloud em um ambiente próprio, oferecendo o acesso a usuários autorizados, como funcionários e parceiros.  

Com esse tipo a empresa pode personalizar o serviço de acordo com as suas necessidades e preferências. 

Geralmente é utilizada por instituições financeiras e órgãos governamentais.

Nuvem Pública 

Na nuvem pública, tudo está disponível na Web e as informações são compartilhados entre diversos usuários que utilizam os arquivos simultaneamente.  

O responsável pelo que será enviado para a nuvem, seja um backup, um aplicativo ou alguns arquivos, é o cliente. Já o provedor de nuvem é o responsável pela manutenção, segurança e gerenciamento de todos os recursos. 

Por oferecer soluções unificadas, esse modelo acaba sendo mais barato. Por isso, a nuvem pública é indicada para empresas que desejam economizar em investimentos. 

Nuvem Híbrida 

É a combinação dos dois anteriores, ou seja, permite compartilhar dados e aplicativos entre os dois tipos de nuvem citados.  

Tudo dependa da necessidade da empresa: alguns recursos são utilizados de forma privada, outros publicamente.  

Vantagens do cloud computing  

A computação em nuvem trouxe permite: 

Redução de custos de infraestrutura 

Uma vez que elimina os gastos de capital com compras de hardware e software, instalação e manutenção. 

Centralização da informação 

Esse modelo impede que os dados sejam mantidos em diferentes programas. Essa diretriz impede que diferentes tipos de formulários de autenticação e acesso sejam gerados, o que confundiria os colaboradores. 

Trabalho remoto 

Os colaboradores da empresa acessam e enviam dados através de qualquer computador, notebook, tablet ou smartphone, desde que estejam conectados à Internet. 

Maior segurança 

A computação na nuvem é extremamente segura, com rotinas de backup automatizadas e por também permitir implementar práticas e tecnologias de segurança de ponta.  

Conclusão 

Por fim, não há dúvidas de que contar com o apoio de sistema na nuvem é muito mais produtivo e vantajoso para uma empresa.  

Os benefícios dessa prática, como vimos, se estendem por diferentes aspectos operacionais da empresa, com custos mais competitivos, maior segurança no manuseio das informações até o uso estratégico dos dados da empresa no processo de tomada de decisão. 

Consulte agora mesmo nossos especialistas e conheça nossas soluções cloud computing para sua empresa.