texto à esquerda Backup de Kubernetes, à direita a logo da SManager e no rodapé suas redes sociais

Backup de Kubernetes

A ascensão do Kubernetes como plataforma de suporte e orquestração para contêineres estabeleceu um modelo comum para o ecossistema de contêineres, então o próximo desafio está em construindo proteção de dados nativa do Kubernetes que pode fornecer recursos de classe empresarial ao mesmo tempo que facilita a portabilidade de aplicativos e abraça a flexibilidade e eficiência oferecidas por Kubernetes. 

Containers e Kubernetes oferecem um modelo extremamente flexível e eficiente para a próxima geração de aplicativos, mas também acreditamos que é imperativo fornecer segurança e dados consistentes, proteção para aplicativos de negócios e de missão crítica. 

Muitas vezes, a eficiência desses serviços depende do aproveitamento dos recursos nativos da plataforma de produção. 

Um recurso importante para proteção ou redução do impacto das falhas do sistema pode ser a adesão de uma estratégia de backup nativa do Kubernetes. 

Gerenciamento de Dados 

O gerenciamento de dados de hoje não se limita a garantir a disponibilidade e resiliência, mas também deve garantir a conformidade regulatória, bem como abordar as preocupações de segurança e habilitar a portabilidade da carga de trabalho. 

Fornecer todos esses atributos pode ser um desafio no contexto de aplicativos nativos da nuvem que podem contar com vários serviços de dados que podem ser distribuídos clusters e locais, e é por isso que há a necessidade de ferramentas de gerenciamento de dados personalizadas para dar suporte a esses tipos de aplicativos. 

Como o uso de contêineres tem se tornado cada vez mais comum, é recomendável o uso de soluções de gerenciamento de dados compatíveis com os aplicativos na nuvem e sistemas de infraestrutura tradicionais. Dessa forma será possível proteger os dados e retomar as cargas de trabalho de produção rapidamente.  

A importância de soluções para backup de Kubernetes 

À medida que o ecossistema em torno do Kubernetes continua a crescer rapidamente, o potencial de complexidade pode ser assustador para os usuários, mas uma vez terminada a curva de aprendizado, a riqueza desse ecossistema também oferece a oportunidade de desenvolver integrações profundas e automatizar grande parte do trabalho de gestão de TI. 

As empresas devem explorar opções de ferramentas que suportem integrações com seus dados fontes em uso, mas também abstrair as tarefas de gerenciamento subjacentes de uma maneira que torne as operações diárias fáceis de realizar.  

Adotar uma abordagem centrada em aplicativos e orientada por software para BC / DR nativo da nuvem é uma maneira lógica de proteger as cargas de trabalho de produção da próxima geração de uma maneira que poderia garantir conformidade global, proteção de dados e resiliência de aplicativos, reduzindo o desperdício esforço e carga de gestão sobre o pessoal encarregado de fazê-lo. 

Conclusão 

Acreditamos que containers e Kubernetes continuarão sendo tecnologias instrumentais para a criação e operação de aplicativos nativos da nuvem no futuro, e a integração dessas tecnologias com fortes práticas de gerenciamento e proteção de dados precisam desempenhar um papel fundamental em quaisquer aplicativos críticos operando em contêineres. 

Como podemos perceber após a leitura desse texto, o backup de Kubernetes é fundamental para o bom andamento da área tecnológica das organizações. 

Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre como as soluções Veeam vêm contribuindo para a transformação digital das empresas.