Mitigar um ataque ransomware
Saber como mitigar um ataque ransomware é de suma importância, já que não há uma solução 100% eficaz contra esse malware.
Por isso listamos as principais atitudes que sua empresa deve adotar e assim, ter um prejuízo menor caso um ataque desse aconteça em seu data center.
Principais atitudes para mitigar um ataque ransomware
1 – Faça backups regularmente
A maneira mais eficaz de se recuperar de um ataque ransomware é através de backups.
Mas eles precisam ser feitos regularmente, para que a maioria de seus dados sejam recuperados.
2 -Reduza o raio de explosão
O raio de explosão é a quantidade de dano que pode ser causado pelo comprometimento de um único usuário ou dispositivo aleatório.
Reduza esse raio limitando o acesso a dados críticos apenas para aqueles que realmente necessitam desse acesso.
3 – Utilize soluções para detecção e resposta a ameaças
Deve-se monitorar e gerar alertas continuamente para sinais indicadores de atividade de ransomware nos dados.
Utilize ferramentas de análise de comportamento de usuários e entidades para detectar e alertar quando usuários ou dispositivos se comportam de forma anormal e implemente respostas automáticas para interromper ameaças.
4 – Implemente um modelo de segurança de confiança zero
Assuma que suas defesas de perímetro falharão e certifique-se de que tudo dentro dele ainda esteja seguro e protegido.
O modelo de confiança zero exige que todos os usuários e dispositivos sejam autenticados à sua rede sempre que se conectam, não apenas uma vez.
Também é necessário monitorar a atividade no ambiente e garantir que os usuários tenham acesso apenas ao que realmente precisam.
Conclusão
O ransomware não vai desaparecer tão cedo, então é fundamental ficar à frente dos criminosos cibernéticos e tomar medidas para se tornar mais resiliente.
Mitigar um ataque ransomware reduzirá seu tempo de inatividade e lhe trará menos dores de cabeça ao sofrer um ataque cibernético.
Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre as soluções de nossas parceiras que podem ajudar a proteger sua empresa e avaliar sua prontidão para um possível ataque de ransomware.