Pergunta à esquerda o que é PaaS, à direita a logo da SManager e no rodapé suas redes sociais

O que é PaaS

PaaS (Platform as a Service) é um modelo de cloud computing no qual software, apps e outras ferramentas são entregues digitalmente como parte de uma plataforma coesa.

Esses recursos podem transformar equipes em pessoas desenvolvedoras de aplicações, permitindo que você impulsione sua capacidade de design interno para além de apps básicos. 

O que uma solução PaaS faz? 

Uma solução PaaS oferece diversos recursos e funcionalidades dependendo das suas necessidades.

Mas, sua função mais importante é apoiar o trabalho de desenvolvimento e implementação de aplicações.

Por exemplo, você pode usar esse tipo de plataforma para: 

– Projetar, testar e implementar aplicações; 

– Comunicar-se com equipes de desenvolvimento interno em vários locais; 

– Oferecer aplicações que melhoram a experiência do cliente; 

– Criar aplicações de autoatendimento para empoderar usuários finais e reduzir custos com atendimento 

Vantagens de uma PaaS

Apesar das soluções on-site terem sido o padrão por muito tempo, a digitalização e o aumento das expectativas dos clientes trouxeram à tona as verdadeiras limitações dessa abordagem. Ferramentas PaaS oferecem cloud computing como uma alternativa, eliminando os riscos e custos inerentes associados a uma infraestrutura totalmente física para projetar aplicativos.

Uma solução PaaS apresenta as seguintes vantagens: 

Flexibilidade: Cloud computing permite que você reorganize ou reestruture suas aplicações da forma que quiser, com a flexibilidade necessária para se atualizar dentro de um ecossistema que muda rapidamente. Diferente das soluções locais, a plataforma PaaS possibilita a alteração de estratégias e até mesmo atualizações da oferta de aplicações sem tempo significativo de inatividade. 

Confiabilidade: Um hardware on-site é vulnerável a diversos tipos de perigos – desde roubos e danos acidentais à destruição causada por desastres naturais. Os aplicativos em nuvem, por outro lado, podem ser protegidos digitalmente e não estão sujeitos aos mesmos riscos que um hardware físico. 

Acessibilidade: Acessar dados pode ser complicado ou até mesmo impossível quando ferramentas on-site geram limitações ou restrições locais. Com uma solução PaaS, seus dados e aplicações permanecem na nuvem, o que significa que tarefas críticas podem ser feitas a partir de qualquer local com acesso à internet. 

Economia de custos: Componentes físicos precisam de manutenção, reparos e cuidados constantes para operar sem dificuldades. Uma ferramenta PaaS diminui esses custos e entrega soluções digitais sem a necessidade de atualizações dispendiosas para seu hardware ou software, permitindo que você possa gerenciar as aplicações em dispositivos menos custosos. 

Note que, apesar de reduzir significativamente a necessidade de hardwares on-premise, uma solução PaaS não substitui completamente sua infraestrutura de TI. Em vez disso, ela ajuda você a aproveitar sua infraestrutura existente para utilizar a plataforma hospedada pelo provedor de serviços. 

Explore as opções as-a-service 

Você está buscando por uma alternativa para ferramentas locais para pessoas desenvolvedoras? A solução PaaS é uma maneira muito mais eficaz de projetar, construir, implementar e gerenciar os aplicativos da sua empresa – além de ser acessível, confiável e flexível devido às suas raízes na computação em nuvem. 

Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre a plataforma da nossa parceira Liferay.