O que é orquestração?
A necessidade de combinar várias tarefas automatizadas e suas configurações em grupos de sistemas ou máquinas aumenta cada vez mais. E é aí que a orquestração pode ajudar.
As equipes de TI precisam gerenciar vários servidores e aplicações, mas executar essa tarefa manualmente não é uma estratégia escalável.
Quanto mais complexo for um sistema de TI, mais complicado será o gerenciamento de todos os seus componentes variáveis.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre orquestração e seus benefícios.
O que é orquestração
Orquestração é a configuração, o gerenciamento e a coordenação automatizada de serviços, aplicações e sistemas de computador.
Ela auxilia a TI a gerenciar fluxos de trabalho e tarefas complexas com mais facilidade.
Automação e orquestração
Automação e orquestração são conceitos diferentes, porém relacionados.
Você aumenta a eficiência dos negócios com a redução ou a substituição da interação humana por sistemas de TI com a automação.
Aplicações substituem as pessoas para executar tarefas e, assim, reduzir os custos, a complexidade e os erros.
Enquanto o termo “automação” se refere à automação de apenas uma tarefa, a orquestração possibilita automatizar processos ou fluxos de trabalho que incluem várias etapas em diferentes sistemas.
Após incorporar a automação aos processos, é possível orquestrá-los para execução automática.
A orquestração da TI também simplifica e otimiza processos e fluxos de trabalho frequentes. Ela é compatível com uma abordagem de DevOps e ajuda a sua equipe a implantar aplicações mais rapidamente.
É possível usar a orquestração para automatizar processos de TI, como:
– o provisionamento de servidores;
– o gerenciamento de incidentes e de banco de dados;
– a orquestração de nuvem e aplicações, entre outras tarefas e fluxos de trabalho.
Como é realizada a orquestração de processos?
O gerenciamento das aplicações e dos servidores são de responsabilidade das equipes de TI.
Mas essa não é uma tarefa fácil, já que precisa combinar as atividades automatizadas com as máquinas e sistemas, o que exige tempo e dedicação.
É aí que a orquestração entra para facilitar os processos de provisionamento de servidor, controle de banco de dados, gerenciamento de incidentes, integração de aplicações, tarefas e fluxos de trabalho.
Principais benefícios da orquestração de processos
Correção de vulnerabilidades
As vulnerabilidades do sistema são localizadas e corrigidas rapidamente com os processos de negócio organizados e automatizados.
Oferecimento de recursos de fluxo de trabalho
Através da orquestração, as equipes de TI tem acesso a recursos que melhoram o fluxo de trabalho, o qual é organizado de acordo com as atividades, integrando os setores da empresa e seus colaboradores.
Os fluxos de trabalho também são automatizados e as tarefas distribuídas, possibilitando a criação de novas funções e gerando vantagens ao empreendimento por evitar acúmulo de funções.
Melhorias nos processos
Os processos organizacionais são otimizados, reduzindo os custos e aumentando a produtividade. Além disso, as melhorias nos procedimentos internos se tornam contínuas e os gargalos de produção são encontrados, o que facilita a correção de erros, a eliminação de desperdícios de dinheiro e do tempo dos colaboradores, bem como o alcance dos resultados almejados pelos líderes empresariais.
Integração de tecnologias
A orquestração permite a integração das tecnologias atuais, interligando os setores de uma empresa, permitindo que suas equipes gerem e acessem informações entre si.
Isso facilita a padronização do trabalho, além de melhorar a comunicação interna, reduzindo o tempo gasto na execução das rotinas.
Ferramentas de orquestração
A orquestração de nuvem pode ser usada para provisionar ou implantar servidores, atribuir capacidade de armazenamento, criar máquinas virtuais, gerenciar redes, entre outras tarefas.
Existem várias ferramentas que podem ajudar você com a orquestração de nuvem e uma opção é o Red Hat® Ansible® Automation Platform.
Ele permite orquestrar as implantações de aplicações e o gerenciamento e configuração de servidores. As implantações de aplicações oferecem serviços de front-end e back-end, bancos de dados, monitoramento, redes e armazenamento. Todos esses elementos têm a própria função, configuração e implantação.
Com a orquestração do Ansible Automation Platform, você define sua infraestrutura uma só vez para usá-la quando e onde precisar.
Conclusão
Agora você já sabe que é a orquestração e a sua importância para as empresas, clique aqui e entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!