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O que são serviços de TI gerenciados? 

Serviços de TI gerenciados são uma forma de transferir tarefas gerais para um especialista, de modo a reduzir custos, melhorar a qualidade do serviço ou liberar equipes internas para que possam realizar tarefas específicas da sua empresa. Uma empresa que presta esses serviços é chamada de provedor de serviços gerenciados (MSP). 

O que é um provedor de serviços gerenciados (MSP)? 

Um terceiro que presta serviços é chamado de provedor de serviços gerenciados, que gerencia e assume a responsabilidade de fornecer um conjunto definido de serviços a seus clientes de forma proativa ou à medida que o MSP (não o cliente) determina a necessidade das tarefas. 

O provedor é responsável pela funcionalidade do serviço ou equipamento, gerenciado com base em um Acordo de Nível de Serviço (SLA). O cliente que recebe o serviço geralmente paga uma taxa de subscrição mensal.  

As organizações terceirizam a responsabilidade de manter (e antecipar a necessidade de) diversos processos e funções para melhorar as operações, reduzir despesas e obter outros benefícios. 

Benefícios

Os serviços gerenciados são uma vantagem tanto para grandes organizações quanto para pequenas empresas, sejam elas novas ou estabelecidas.  

Entre alguns dos benefícios de usá-los estão: 

– Redução de custos. Muitos serviços gerenciados são vinculados a despesas variáveis de nuvem. São serviços que podem gerar economia em equipes e treinamentos. Outros serviços gerenciados são atrelados a uma cobrança mensal fixa. Usar um serviço gerenciado no lugar de criar a capacidade internamente pode ser mais barato, além de manter os custos mais previsíveis, o que é útil para o orçamento.  

Eliminação de falhas por falta de habilidades. Os serviços gerenciados podem funcionar bem para equipes que não têm tempo, habilidades ou experiência interna para gerenciar determinadas funções empresariais por conta própria ou optam por concentrar seus esforços em algo mais. Contar com um especialista que preste serviços permite que suas equipes se concentrem na inovação sem se perder em tarefas rotineiras. 

– Confiabilidade. As interrupções geram menos preocupações, porque o provedor é responsável por manter o serviço sempre disponível. O serviço e o suporte são oferecidos com base em um acordo de nível de serviço (SLA), para que fique claro o que esperar e quando esperar. Uma equipe interna costuma gerenciar várias responsabilidades, mas um MSP pode se concentrar em aperfeiçoar a entrega de seu serviço específico. Isso significa priorizar a integridade e a segurança do serviço, além de aplicar patches e atualizações conforme necessário. 

Diferença entre serviços gerenciados e serviços de nuvem 

Um serviço de nuvem é geralmente apresentado como uma nuvem pública, privada ou híbrida. Mas nem todo provedor de serviços em nuvem presta serviços gerenciados em sua nuvem, enquanto os provedores de serviços gerenciados normalmente disponibilizam a plataforma em nuvem em que o serviço é entregue.  

Conclusão 

Os serviços de nuvem da nossa parceira Red Hat compreendem uma plataforma para desenvolver, implantar e escalar aplicações nativas em nuvem em ambientes de nuvem híbrida.  

A combinação de Kubernetes de nível empresarial, abordagem nativa em nuvem para entrega de aplicações e operações gerenciadas permite que as equipes de desenvolvimento empresarial aumentem a velocidade das aplicações e se concentrem nas principais competências. 

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