Cloud Computing
Cloud computing, conhecida também como computação em nuvem, é um dos termos mais populares no mundo da tecnologia.
A nuvem surgiu como uma forma de democratizar informações e melhorar a experiência de quem depende de recursos tecnológicos em nível pessoal ou profissional.
A cloud computing já faz parte da rotina de várias empresas. Muitos gestores optam por um sistema na nuvem para viabilizar o home office imposto pela pandemia, otimizar rotinas e melhorar a prestação de serviços do negócio.
Com ela, as empresas ganham mais flexibilidade em relação a dados e informações, que podem ser acessados a qualquer hora.
É ideal para empresas com sedes ao redor do mundo ou em diferentes ambientes de trabalho, abrangendo locais remotos.
O que é cloud computing
A computação em nuvem é a tecnologia que permite o uso remoto de recursos da computação através da Internet.
Dessa forma, a computação em nuvem permite que o usuário acesse remotamente, por meio de qualquer computador, tablet ou telefone celular, softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados.
Tudo isso sem a necessidade de conectar-se a um computador pessoal ou servidor local.
Seu único requisito é ter uma conexão de Internet.
Como funciona
A computação em nuvem usa um servidor remoto para conectar dispositivos dos usuários a recursos centralizados. Um servidor remoto armazena todos os dados e programas de que você precisa e pode estar no seu próprio país ou do outro lado do mundo, por exemplo, no Japão.
O que importa mesmo é que é possível acessar os arquivos de qualquer lugar, mesmo que eles estejam armazenados do outro lado do mundo.
Tipos de Cloud Computing
Nuvem Privada
Aqui, a empresa mantém a infraestrutura de cloud em um ambiente próprio, oferecendo o acesso a usuários autorizados, como funcionários e parceiros.
Com esse tipo a empresa pode personalizar o serviço de acordo com as suas necessidades e preferências.
Geralmente é utilizada por instituições financeiras e órgãos governamentais.
Nuvem Pública
Na nuvem pública, tudo está disponível na Web e as informações são compartilhados entre diversos usuários que utilizam os arquivos simultaneamente.
O responsável pelo que será enviado para a nuvem, seja um backup, um aplicativo ou alguns arquivos, é o cliente. Já o provedor de nuvem é o responsável pela manutenção, segurança e gerenciamento de todos os recursos.
Por oferecer soluções unificadas, esse modelo acaba sendo mais barato. Por isso, a nuvem pública é indicada para empresas que desejam economizar em investimentos.
É a combinação dos dois anteriores, ou seja, permite compartilhar dados e aplicativos entre os dois tipos de nuvem citados.
Tudo depende da necessidade da empresa: alguns recursos são utilizados de forma privada, outros publicamente.
Vantagens do cloud computing
A computação em nuvem permite:
Redução de custos de infraestrutura
Uma vez que elimina os gastos de capital com compras de hardware e software, instalação e manutenção.
Centralização da informação
Esse modelo impede que os dados sejam mantidos em diferentes programas. Essa diretriz impede que diferentes tipos de formulários de autenticação e acesso sejam gerados, o que confundiria os colaboradores.
Trabalho remoto
Os colaboradores da empresa acessam e enviam dados através de qualquer computador, notebook, tablet ou smartphone, desde que estejam conectados à Internet.
Maior segurança
A computação na nuvem é extremamente segura, com rotinas de backup automatizadas e por também permitir implementar práticas e tecnologias de segurança de ponta.
Conclusão
Por fim, não há dúvidas de que contar com o apoio de sistema na nuvem é muito mais produtivo e vantajoso para uma empresa.
Os benefícios dessa prática, como vimos, se estendem por diferentes aspectos operacionais da empresa, com custos mais competitivos, maior segurança no manuseio das informações até o uso estratégico dos dados da empresa no processo de tomada de decisão.
Consulte agora mesmo nossos especialistas e conheça nossas soluções cloud computing para sua empresa.