Gerenciamento de APIs: entenda melhor o seu funcionamento

Gerenciamento de APIs: entenda melhor o seu funcionamento

API: “Application Programming Interface”, que em português significa Interface de Programação de Aplicativos, é um conjunto de protocolos, rotinas e ferramentas que facilitam a comunicação entre diferentes sistemas e aplicativos.

Dessa maneira, o gerenciamento de APIs é um assunto muito importante e deve ser colocado na pauta do setor de TI das empresas. Isso porque ao fazer a gestão das aplicações de forma eficiente, a organização consegue monitorar de modo otimizado as suas atividades, bem como assegurar que as suas necessidades sejam atendidas.

Embora essa seja uma prática de grande relevância em empresas de todos os setores, ainda há bastante dúvidas sobre o tema. Foi pensando em esclarecê-las que planejamos este artigo.

Então, se você precisa entender melhor sobre o funcionamento do gerenciamento de APIs, prossiga com a leitura!

Gerenciamento de APIs: o que é?

O gerenciamento de APIs é um conjunto de práticas cujo objetivo é monitorar e controlar o ciclo de vida das aplicações e interfaces utilizadas na empresa. A ideia é que o processo e ferramentas garantam que as APIs sejam usadas de maneira adequada e eficiente, de acordo com as necessidades e políticas da empresa, de maneira que todas as partes interessadas sejam atendidas.

Essa prática se torna cada vez mais relevante, pois permite que as organizações utilizem aplicações de desenvolvedores internos e externos, ampliando o potencial de serviços prestados.

Afinal, por que realizar o gerenciamento de APIs?

O gerenciamento de APIs deve ser uma preocupação constante do gestor de TI das organizações, tendo em vista os benefícios que ele proporciona.

A seguir, veja algumas das razões que justificam a realização dessa prática na sua empresa:

Obter mais controle

Com uma boa gestão de APIs, as organizações conseguem ter mais controle de acesso às aplicações. Ações como a gestão de identidade e de funcionalidade de login social devem ser desenvolvidas para que o controle de acesso seja mais seguro.

Melhorar a produtividade

Implementar o gerenciamento de APIs no seu negócio tornará as suas equipes mais produtivas. Isso ocorre porque as mudanças nas interfaces são todas documentadas de maneira mais abrangente, e os usuários conseguirão utilizar as APIs com mais agilidade.

Além disso, a prática evita erros, o que reduz as taxas de retrabalho na organização.

Aumento de segurança

O gerenciamento de APIs também aumenta a segurança das organizações. Ao gerenciar as interfaces, as equipes de TI conseguem identificar brechas com mais agilidade, permitindo que as vulnerabilidades sejam prontamente corrigidas e impedindo que a empresa seja vítima de ataques hackers.

Leia também: O que é violação de segurança?

Mais escalabilidade

Gerenciar APIs corretamente também aumenta a escalabilidade das plataformas.

O gestor será capaz de analisar as situações em que há maior demanda de serviços e entregar um desempenho mais eficiente aos usuários, por um investimento mais baixo.

Suporte

Ao fazer o gerenciamento de APIs com o auxílio de um bom parceiro estratégico, a empresa também terá o suporte necessário para resolver qualquer tipo de situação que venha a ocorrer.

Conheça alguns dos principais casos indicados para o gerenciamento de APIs

O gerenciamento de APIs é uma prática extremamente recomendada por todos os aspectos apresentados acima, veja algumas situações como exemplo:

Desenvolvimento

Quando a empresa está desenvolvendo um novo site, sistema ou aplicação, o gerenciamento de APIs possibilita entregas mais eficientes, porque os desenvolvedores não se preocupam com detalhes técnicos de cada API sendo utilizada, mas com a integração delas.

Modernização de infraestrutura

Ao modernizar as infraestruturas de TI da empresa, com a atualização de sistemas, equipamentos e tecnologias para se manterem competitivas e acompanhando as mudanças no mercado, o uso de APIs permite a integração de sistemas legados ou obsoletos, que podem ser substituídos pela organização ou integrados aos novos sistemas e aplicativos.

Integração de sistemas

Você também pode integrar sistemas com maior facilidade ao fazer o uso de APIs e a gestão.

Atualmente, existe uma grande variedade de serviços digitais disponíveis que podem ser utilizados pelas empresas. Ao implementar a gestão de APIs, fica mais fácil fazer com que os sistemas da empresa “conversem” com os outros sistemas e serviços de terceiros.

Como realizar o gerenciamento de APIs de maneira eficiente?

Para fazer um gerenciamento de APIs de maneira eficiente, recomenda-se que sejam seguidos cinco passos. Confira cada um deles, abaixo!

1º passo: padronize as rotinas

Para começar, as rotinas precisam ser padronizadas na empresa. Ao fazer isso, falhas podem ser evitadas e os processos se tornarão mais simples de serem conduzidos.

2º passo: faça um monitoramento do uso das interfaces

É interessante que a equipe de TI da organização faça um completo mapeamento sobre a forma como o uso das interfaces é realizado.

Ao cumprir esse passo, você poderá acompanhar a forma como os colaboradores utilizam cada plataforma. Isso facilitará muito no momento de realizar escolhas das mudanças a serem implementadas.

3º passo: garanta a segurança das atividades

Todo o processo de gestão de APIs deve ser realizado de forma segura. Para isso, é fundamental usar ferramentas para identificar e prevenir brechas de segurança.

Saiba mais sobre a importância e as melhores práticas da cibersegurança

4º passo: documente todas as etapas do processo

É importante que todos os processos realizados no gerenciamento de APIs sejam documentados de maneira formal e eficiente, estes processos devem ser realizados de forma segura utilizando ferramentas para identificar e prevenir brechas de segurança.

O objetivo é ter tudo registrado para consultar em ocasiões futuras, bem como para analisar o que foi feito em passos anteriores, caso haja dúvidas por um membro ou parte da equipe.

5º passo: conte com o auxílio de uma equipe especializada

Nem sempre as empresas têm um time disponível para realizar as atividades esperadas em um gerenciamento de APIs.

Por esse motivo, é muito interessante contar com uma equipe especializada, que saiba como desenvolver as atividades no tempo certo e de forma eficiente para que o seu negócio tenha os melhores resultados.