frase à esquerda Razões e práticas recomendadas para fazer uso do ITSM, à direita a logo da SManager e no rodapé suas redes sociais 

Razões e práticas recomendadas para fazer uso do ITSM 

Fazendo o uso do ITSM, a empresa consegue potencializar os seus resultados finais e reduzir riscos.  

A seguir razões para utilizá-lo na gestão de serviços de TI do seu negócio e as práticas recomendadas. 

Razões para o uso do ITSM 

– Qualidade de serviços de TI é melhorada: a gestão tem como foco controlar falhas e queda no sistema, além de aprimorar a segurança de TI. Os processos têm suas estruturas padronizadas e a eficiência operacional aumenta. Assim, o trabalho das equipes de TI ganha mais consistência e, dessa forma, a experiência final para o cliente também melhora. 

– Formaliza os serviços de TI: quando o ITSM é implantado, há uma padronização destes serviços e, por isso, todas as etapas do processo passam por um controle rigoroso. Dessa forma, os prazos precisam ser respeitados, seguindo a priorização das chamadas. 

– Satisfação dos serviços prestados pode ser medida: além da qualidade dos serviços aumentar, o ITSM também consegue que a empresa mensure a satisfação dos clientes ao permitir a comparação com outras organizações no que diz respeito à gestão de serviços de TI.  

– Análise de dados para tomada de decisões: a gestão pode ajudar os líderes da empresa a tomar decisões baseadas em dados, já que emitem relatórios com padrões comportamentais de usuários, fornecedores e até mesmo da concorrência. 

Práticas recomendadas para o uso do ITSM 

Você já sabe com mais detalhes sobre o funcionamento do ITSM e como ele afeta de forma positiva o dia a dia de uma empresa. Mas quais são as práticas mais recomendadas? 

Listamos abaixo quais são: 

Rastreamento, atualização e mapeamento dos ativos: essa prática permite que os erros e falhas na implantação de novas ferramentas sejam reduzidos. Também evita a duplicidade de ativos e ajuda na organização. 

Métricas: ainda mais importante do que entender o que é ITSM é saber como mensurar e avaliar os seus impactos. Métricas como a satisfação do cliente, prazos, tempo médio de resolução e resultados de testes de qualidade devem ser acompanhadas com atenção.  

Ferramentas adequadas: o ITSM consegue alinhar gestão de empresas, qualidade de serviços, satisfação do cliente e tecnologia. Por isso, é necessário que os setores da empresa tenham estrutura, capacitação e tecnologias integradas e eficientes.  

Gerenciamento de projetos: ele é essencial para o planejamento e definição de tarefas nos mais diversos projetos de TI. 

Conclusão 

O papel da equipe de TI mudou: do suporte à empresa para o diferencial da empresa. É hora de avançar em direção a abordagens do ITSM que enfatizam colaboração, facilidade de uso e entrega de valor mais rápida. 

Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre as ferramentas de ITSM da nossa parceira Ivanti, líder no Forrester Wave™: Enterprise Service Management, 4º trimestre de 2021.