Como criar uma excelente experiência para clientes B2B
As organizações B2B precisam melhorar a experiência do cliente. Só assim conseguirão retê-los e aumentar a receita.
E os clientes estão cada vez mais exigentes quando o assunto é atendimento.
Mas afinal, o que faz com que uma experiência de cliente B2B seja excelente?
Fatores que impactam as experiências do cliente B2B
Os clientes B2B não compram apenas para seu próprio benefício. Eles têm muito mais em jogo e muito mais opiniões a considerar do que em suas interações B2C.
Por ser uma compra demorada e complexa, os vendedores B2B devem criar suas experiências com estes três Cs em mente: conveniência, consistência e colaboração.
Conveniência para agilizar o processo de compra
As jornadas de compra B2B geralmente envolvem de 6 a 10 partes interessadas e podem demorar de 6 a 12 meses para serem concluídas. Essas complicações e dinâmicas dificultam cada vez mais a experiência de compra para os clientes.
Para simplificar a compra, os fornecedores podem implementar:
– Bases de conhecimento para consolidar respostas comuns e relevantes
– Recomendações de conteúdo e produtos personalizados
– Repetição de pedidos com autoatendimento.
Consistência em toda a jornada
Uma excelente experiência para clientes B2B deve se destacar em todos os pontos de contato. Para criar lealdade e confiança, as organizações precisam ser capazes de oferecer a mesma experiência a cada interação com os clientes, independentemente do canal utilizado.
Mas, muitas organizações B2B têm dificuldades para conectar seus sistemas e dados. Ao integrar sistemas, aplicações e dados, as organizações B2B podem executar facilmente essas experiências em toda a jornada do cliente. O que as empresas precisam é de uma plataforma de experiência digital (DXP) para reunir tudo em um só lugar.
Colaboração dentro da organização
A experiência do cliente requer o apoio e a participação de todas as equipes.
As empresas devem capacitar e equipar seus colaboradores com os recursos de que precisam para impactar a experiência do cliente, seja construindo relacionamentos diretos com compradores ou trabalhando indiretamente em operações internas.
Proporcionando uma excelente experiência para o cliente B2B
As experiências do cliente B2B nunca foram tão importantes para o sucesso a longo prazo. Fornecedores precisam investir e criar experiências excelentes que mantenham seus compradores satisfeitos e fiéis à empresa. Comece criando um portal de clientes atrativo.
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