Pergunta à esquerda o que é automação da nuvem, à direita a logo da SManager e no rodapé as redes sociais

O que é automação da nuvem? 

Tarefas manuais consomem tempo e podem levar a erros. Então, libere suas equipes de TI e garanta um ambiente livre de erros adicionando automação a esses processos em nuvem. Afinal, com a infraestrutura de nuvem, uma organização pode tirar proveito dos muitos serviços disponíveis que são difíceis ou proibitivamente caros de replicar no local. No entanto, os ambientes de nuvem têm muitas partes móveis e o gerenciamento pode se tornar extremamente complexo. 

Automação da nuvem é o uso da tecnologia que realiza tarefas com o mínimo possível de interferência humana para unificar processos de gerenciamento de nuvem. 

O que é Cloud computing? 

Cloud computing é a execução de cargas de trabalho em nuvens. As nuvens são ambientes de TI que abstraem, agrupam e compartilham recursos escaláveis em uma rede. Cloud computing e nuvens não são tecnologias em si. 

Cloud computing é uma ação, a execução de uma carga de trabalho em uma nuvem. 

As nuvens são ambientes, locais onde as aplicações são executadas. 

Tecnologias são coisas, como programas de software e equipamentos de hardware usados para criar e usar nuvens. 

O que é automação? 

A automação é o uso de tecnologia para executar tarefas com o mínimo possível de assistência humana. A automação ajuda a acelerar processos, escalar ambientes e criar fluxos de trabalho de integração, entrega e implantação contínuas (CI/CD).  

Há muitos tipos de automação, incluindo automação da TI, automação de negócios, automação de processos robóticos, automação industrial, inteligência artificial, aprendizado de máquina e aprendizado profundo. 

Por que automatizar as nuvens? 

Os ambientes híbridos e de multicloud adicionam uma camada de complexidade à infraestrutura, rede, aplicação e administração de usuários. Para gerenciar ambientes locais e com base em nuvem, as equipes de TI geralmente usam ferramentas de gerenciamento específicas para cada conceito. E, manualmente, fica praticamente impossível manter, rastrear, escalonar e proteger com eficiência os recursos e as aplicações. A automação pode conectar o gerenciamento de ambientes híbridos e de multicloud com um conjunto único de processos e políticas para melhorar a consistência, a escalabilidade e a velocidade. 

Quais processos de cloud computing podem ser automatizados? 

Escalar multiclouds 

Multicloud é uma abordagem composta por mais de um serviço e de um provedor de nuvem pública ou privada. Os provedores de nuvem oferecem ferramentas específicas para a operação e o gerenciamento de seus próprios recursos. Essas ferramentas raramente interoperam diretamente entre si.  

Por isso, as equipes de TI precisam provisionar, administrar e manter cada nuvem de forma diferente. A automação pode ajudar a sua empresa a gerenciar com mais consistência os ambientes de multicloud. Você pode criar ativos de automação que codificam recursos entre todas as suas nuvens e proporcionam apenas uma interface de programação de aplicações (API) para determinada operação, seja qual for o tipo de nuvem. 

Integrar nuvens híbridas 

A nuvem híbrida é uma arquitetura de TI que incorpora algum nível de portabilidade, orquestração e gerenciamento de cargas de trabalho entre dois ou mais ambientes. Com tanta variedade, oferecer integração e suporte consistentes para as duas infraestruturas pode ser um desafio para as equipes de TI. Com uma plataforma de automação flexível, sua empresa aplica o mesmo código de automação nos sistemas locais antigos, em recursos de nuvem mais modernos e em ativos futuros. Assim, é possível ter consistência e adicionar uma camada a mais de integração operacional. 

Solução SManager – Red Hat 

Contar com uma parceira de TI especializada em nuvem pode fazer a diferença neste momento. 

Clique aqui e consulte nossos especialistas sobre as soluções Red Hat.