O que você precisa saber sobre os diferentes tipos de Fornecedores de DXP
Preparamos uma lista com os principais fornecedores de Plataformas de Experiências Digitais (DXP), pois sabemos que para entregar excelentes experiências digitais é necessário parcerias.
O que é DXP
Uma DXP é um software enterprise que atua como uma base para empresas entregarem experiências digitais conectadas em diversos pontos de contato.
Mas como cada provedor de DXP faz isso varia de acordo com o background de onde eles vêm: herança de CMS, de e-commerce ou de portal.
Principais tipos de DXPs
A maioria dos produtos posicionados como DXPs têm raízes em uma das três categorias:
1 – Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS):
Focadas na necessidade dos departamentos de marketing e das agências criativas, funcionam especialmente nos cenários B2C (varejo, moda), onde o ciclo de vendas é curto e transacional, além das audiências serem amplas.
Os dados dos clientes coletados costumam ser anônimos e agrupados em segmentos de audiências.
A maior parte dos problemas de negócio resolvidos por esses produtos estão relacionados a: aquisição de clientes, geração de reconhecimento e interesse de marca; ofertas segmentadas; e aceleração de vendas.
As DXPs líderes de mercado desta categoria possuem serviços sólidos de analytics para web, segmentação de usuário, campanhas de anúncios e campanhas de emails.
Algumas DXPs com herança em CMS tentaram adicionar funcionalidades comuns em portais, como experiências logadas, e algumas delas incluem recursos de e-commerce. Esses últimos geralmente são resultado de uma aquisição ou parceria.
2 – Servidores de Portal:
DXPs com herança em portal, dado seu background em oferecer portais do cliente, são particularmente adequadas para nutrir relacionamentos de longo prazo com os clientes após a venda.
Os dados dos consumidores são específicos a cada indivíduo e são geridos de forma segura.
Elas auxiliam as empresas a entender os fatores que levam à lealdade, retenção e renovação do cliente.
As plataformas desta categoria podem ajudar no atendimento e serviço ao cliente, incluindo tanto o autoatendimento quanto a resolução de problemas com atendimento assistido.
Elas também apoiam intranet modernas e cenários de engajamento de audiências como parceiros, fornecedores e franquias.
Uma estratégia de transformação digital completa pode potencialmente englobar todos esses grupos, os quais desempenham um papel importante no apoio a experiências do cliente sólidas.
Boas DXPs desta categoria também devem ter um histórico forte de integração, o que é essencial para aprofundar a transformação digital das operações de negócio.
Além disso, algumas DXPs com herança de portal incluem um conjunto amplo de funcionalidades, como gestão de conteúdo, segmentação, suporte mobile, workflow e formulários.
Outras, concentram-se majoritariamente na camada de apresentação.
3 – Servidores de e-commerce:
Já as DXPs com herança de e-commerce são utilizadas para cenários de compra online por empresas de varejo e segmentos similares.
Além da entrega de conteúdo relacionado aos produtos para interface web no estilo de e-commerce, esses produtos muitas vezes também oferecem recursos de gestão de inventário, carrinho de compras, integração para pagamentos, check-out e atendimento.
Embora essas funcionalidades não são diretamente relacionadas à gestão da experiência digital, é claro que uma boa experiência digital no varejo requer integração contínua dessas funções, o que acontece de forma natural nas DXPs com herança em e-commerce.
Como avaliar fornecedores de DXPs
O sucesso da sua busca dependerá do fornecedor que você escolher.
Nossa sugestão é que você não conclua a sua jornada sem as ferramentas adequadas.
Nossa parceira Liferay é reconhecida há mais de uma década como líder no Quadrante Mágico do Gartner para DXPs.
Clique aqui e consulte nossos especialistas.